03/03/2023 - 16h31

Inscreva-se nas oficinas do 29º Porto Alegre em Cena

Confira as atividades para público espontâneo que fazem parte do programa educativo do festival

Oficina Corpo-Máscara, do grupo Máscara EnCena / Foto: divulgaçãoEm paralelo à agenda de espetáculos do 29º Porto Alegre em Cena, o festival oferece um programa educativo, dividido entre oficinas voltadas ao público espontâneo e oficinas voltadas ao público escolar da rede pública. Abrangendo áreas como teatro, circo, dança e música, as atividades são gratuitas, destinadas a diferentes idades e com vagas limitadas. Para se inscrever, clique nos links indicados na descrição das oficinas, respeitando as faixas etárias estabelecidas.  

Confira, a seguir, a programação voltada para o público espontâneo: 

Oficina Corpo-Máscara | Máscara EnCena 

  • Público a partir de 18 anos 
  • Data: 17/03 
  • Horário: 14h às 16h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura (Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681) 

Inscreva-se aqui 

Ministrada desde 2017 pelo Máscara EnCena, a oficina tem o objetivo de compartilhar os princípios técnicos e expressivos do trabalho de atuação desenvolvido no grupo. O curso aborda os princípios de atuação com a máscara inteira expressiva por meio de exercícios de improvisação e composição dramatúrgica, percorrendo conteúdos como escuta, respiração, foco, interesse, desequilíbrio, ação, reação e qualidades de movimento. 

Sobre os ministrantes:  

Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa fazem parte do grupo Máscara Encena, que integra a programação do festival com o espetáculo 2068. Além de realizar espetáculos, o grupo pesquisa  experiências que colocam a máscara na rua através de performances urbanas como BANDO (2021), com direção de Mauricio Casiraghi, além de práticas que relacionam a linguagem teatral com o audiovisual, através dos filmes 2068 e Imobilhados na Quarentena. Paralelamente aos projetos de criação, o grupo realiza projetos pedagógicos como a Residência Artística Territórios da Máscara e diversas edições do Curso Corpo-Máscara. 

Bate-papo com Denise Fraga, Zé Adão Barbosa e Mirna Spritzer 

  • Data: 18/03 
  • Horário: 15h  
  • Local: Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa  (Av. Independência, 75) 

Inscreva-se aqui 

A atriz carioca Denise Fraga, que abre a programação do festival com o espetáculo Eu de Você, encontra os atores Zé Adão Barbosa e Mirna Spritzer para uma conversa sobre o fazer teatral. Na ocasião, Denise fala sobre a criação do espetáculo Eu de Você e de sua experiência e perspectiva como atriz de teatro. O evento é uma oportunidade única de conhecer de perto o trabalho desses grandes artistas e aprender mais sobre o fazer teatral no Brasil. 

Sobre os artistas: 

Denise Fraga é atriz, autora de dois livros e produtora de teatro, televisão e cinema. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de doze longas-metragens e em diversos espetáculos teatrais, novelas, programas humorísticos e minisséries. Em todas as linguagens, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como o Grande Prêmio Brasil, o Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio APCA, o Festival Internacional de Cinema Latino Americano de Havana e o Kandango no Festival de Cinema de Brasília. Com sua NIA Teatro, tem construído uma trajetória reconhecida nas artes cênicas, especialmente em montagens populares de textos clássicos. 

Zé Adão Barbosa é ator, diretor e fundador da Casa de Teatro de Porto Alegre. Ao longo de sua carreira, recebeu três vezes o prêmio Açorianos de Melhor Ator, além do prêmio Braskem na categoria Melhor Diretor e duas vezes na categoria Melhor Ator. Deu vida a diversos personagens no teatro e no cinema e realizou trabalhos para diferentes emissoras de televisão. Dirigiu peças como O despertar da primavera, de Frank Wedekind, Romeu e Julieta, de William Shakespeare, O sortilégio da mariposa, de Garcia Lorca, Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado, entre outras. 

Mirna Spritzer é atriz, professora e radialista com atuações em teatro, cinema, televisão, rádio e podcast. Ao longo de sua carreira, foi várias vezes premiada com o Açorianos, o Braskem e o Quero-quero. Fundadora do grupo Teatro vivo, tem participado de realizações da Cia. Stravaganza, Cia. Rústica, Ato, Casa de Cinema de Porto Alegre, Prana Filmes e Taiga Filmes. Foi professora do Departamento de Arte Dramática (DAD) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFRGS. É doutora em Educação pela mesma universidade.    

Breaking e seus Fundamentos | B. Girl Ceia FGBRS 

  • Público entre 10 e 40 anos 
  • Data: 18/03 
  • Horário: 15h 
  • Local: Museu da Cultura Hip Hop (Rua Parque dos Nativos, 545) 

Inscreva-se aqui 

Ao longo da oficina, serão ensinados passos básicos do Breaking, estilo de dança urbana que faz parte da Cultura Hip Hop. Além disso, será dado um panorama geral acerca da história da modalidade, passando por suas origens até os dias atuais. Para participar, é necessário usar calçados confortáveis, camiseta e calça ou bermuda.  

Sobre a ministrante:  

B. Girl Ceia FGBRS atua como arte educadora, militante, ativista e artista da cultura Hip Hop, desenvolvendo o Breaking com foco nas mulheres. Atualmente, é presidenta da Federação Gaúcha de Breaking RS.

O Breaking em Cena POA | B. Girl Ceia FGBRS 

  • Público entre 10 e 40 anos 
  • Data: 18/03 
  • Horário: 17h 
  • Local: Museu da Cultura Hip Hop (Rua Parque dos Nativos, 545) 

Inscreva-se aqui 

A atividade consiste em uma batalha de Breaking, estilo de dança urbana que faz parte da Cultura Hip Hop. Além dos inscritos, participarão da batalha artistas de Breaking convidados.  

Sobre a ministrante:  

B. Girl Ceia FGBRS atua como arte educadora, militante, ativista e artista da cultura Hip Hop, desenvolvendo o Breaking com foco nas mulheres. Atualmente, é presidenta da Federação Gaúcha de Breaking RS.

Seminário Beijos de Língua | Painel de Abertura 

Promovido de maneira online, o seminário pretende explorar a relação entre a língua portuguesa e as artes cênicas dentro e fora do Brasil. Serão abordados temas como as criações e as experiências de artistas brasileiros no exterior, bem como a circulação da dramaturgia brasileira em territórios de língua portuguesa e outros idiomas, em especial inglês e francês.  

Buscando dar densidade às discussões e à troca de experiências, o festival prolongará o evento por vários meses, culminando em um módulo presencial em setembro de 2023, na 30ª edição do Porto Alegre em Cena. Confira o painel de abertura:  

Beijando com a Língua Portuguesa 

  • Data: 21/03 
  • Horário: 14h às 17h 
  • Local: Plataforma Zoom

Inscreva-se aqui 

Dando início ao percurso de troca de ideias do seminário, o painel aborda a dramaturgia e os espetáculos cênicos em territórios de língua portuguesa, buscando também o compartilhamento de experiências de trabalho de diretores e atores brasileiros em países de outros idiomas.  

Sobre os participantes do debate:  

Antônio Grassi é ator e ex-presidente da Funarte. Residente em Portugal e curador do Espaço Talante, em Lisboa, é um dos diretores artísticos do Porto Alegre em Cena. 

Mia Couto é renomado escritor moçambicano e autor da peça Chovem Amores na Rua do Matadouro, em parceria com o escritor angolano José Eduardo Agualusa. 

Christiane Jatahy é premiada diretora brasileira, recentemente agraciada com o Leão de Ouro, em Veneza, e autora de Après le silence, peça estreada recentemente em Paris. 

Vitor Gonçalves é diretor moçambicano. Dirigiu a peça Chovem Amores na Rua do Matadouro, com dramaturgia de Mia Couto e José Eduardo Agualusa.  

Isabel Teixeira é atriz, dramaturga, diretora e pesquisadora brasileira. Conhecida por seus trabalhos de teatro, televisão e cinema no Brasil e no exterior é vencedora do Prêmio Shell e APCA. 

Ramiro Silveira foi diretor artístico do 10º e do 11º Porto Alegre em Cena. Atualmente radicado na Inglaterra, coordena o bacharelado em World Performance na East 15 Acting School – Universidade de Essex. 

Almiro Andrade é ator e diretor teatral preto queer e latinx, com doutorado em tradução teatral através de processos de criação colaborativa. Tradutor da mais recente antologia da obra de Nelson Rodrigues em língua inglesa, é professor de interpretação e dramaturgia na UAL – Universidade das Artes de Londres. 

André Pink é professor e diretor brasileiro radicado em Londres, com vasta experiência profissional. Fundou a companhia teatral Dende Collective em 2000, com a qual dirigiu, em tradução, textos de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Newton Moreno, Jô Bilac e Jorge Andrade e adaptações teatrais das obras de Murilo Rubião, Jorge Amado e Mário de Andrade. 

Oficina de Dança Aérea | Circo Híbrido 

  • Público a partir de 18 anos 
  • Data: 22/03 
  • Horário: 14h às 16h 
  • Local: Sede Grupo Circo Híbrido (Rua José do Patrocínio, 280) 

Inscreva-se aqui 

A oficina de Dança Aérea em Tecido tem como objetivo explorar a experiência artística circense e a vivência de uma atividade física a partir de sua linguagem. Utilizando o tecido acrobático como equipamento, a atividade trabalha ritmo, coordenação motora, flexibilidade, força e consciência corporal. A proposta é vivenciar a dança e a arte circense, construindo um ambiente saudável para a prática segura de uma atividade física e artística, respeitando os limites de cada corpo. 

Sobre a ministrante:  

Tainá Borges é artista e educadora, pesquisando e atuando em linguagens de circo e dança desde 2001. É integrante fundadora do grupo Circo Híbrido, trabalhando na produção, gestão e coordenação geral, além de atuar como parte do elenco, coreógrafa e diretora dos espetáculos e performances. É professora de Dança Aérea na Escola Circo Híbrido, dirigindo e atuando em seus trabalhos cênicos. Em 2021, ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Direção na categoria Circo. 

Bate-papo online com a dramaturga Dione Carlos | Mediação de Thiago Pirajira 

  • Público Livre 
  • Data: 28/03 
  • Horário: 19h às 21h 
  • Local: Plataforma Zoom 

Inscreva-se aqui 

Em um bate-papo com transmissão online, a dramaturga Dione Carlos fala sobre o processo de criação do texto de Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos, espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis. Na ocasião, Dione conversa com o professor e pesquisador Thiago Pirajira, membro da direção artística do 29º Porto Alegre em Cena. 

Sobre a artista e o mediador:  

Dione Carlos é dramaturga, roteirista, atriz e curadora. Possui mais de vinte peças teatrais encenadas no Brasil, em Portugal, Inglaterra, Colômbia, entre outros países. É autora de seis livros e também de textos e artigos publicados em sites e revistas especializadas em dramaturgia e poesia. Já ministrou cursos e oficinas em diferentes espaços culturais e atua como responsável pela curadoria de diversos eventos. Já atuou em canais como Disney Plus, GNT e SescTV. Atualmente, é roteirista contratada da Rede Globo, onde desenvolve séries e novelas. Além disso, segue escrevendo e atuando em peças teatrais.  

Thiago Pirajira é ator, performer, diretor, produtor, curador e professor de teatro com doutorado em Artes Cênicas pela UFRGS. É professor substituto no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS e pesquisador filiado ao Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance e ao Grupo Interseccional de Pesquisas em Negritude, Gênero e Artes. Cofundador do grupo Pretagô e do coletivo teatral carnavalesco Bloco da Laje, é também ator e produtor no grupo Usina do Trabalho do Ator, além de idealizador e curador da CURA – Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre.   

Tamboralitura: sopapo na roda de poesia | Richard Serraria 

Público a partir de 14 anos 

  • Data: 29/03 
  • Horário: 14h às 16h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura (Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681) 

Inscreva-se aqui 

A oficina tem como proposta observar poéticas negras vivas em territórios quilombolas do Rio Grande do Sul e estabelecer relações com a poética iorubá dos orikis, palavra sagrada e louvor aos orixás através da poesia praticada junto ao sopapo. A atividade também busca pensar a passagem dessa textualidade mítica e oral para o plano da escrita e do corpo e, ainda,  conhecer os percursos percussivos negros no estado (Sopapo, Batuque de Nação Oyó Idjexá, Candombe, Maçambique e Quicumbi). 

Sobre o ministrante:  

Richard Serraria é poeta, cancionista, tocador de Sopapo e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa da programação do 29º Porto Alegre em Cena com a performance Sopaporiki. 

Workshop de Dramaturgia Palavra-Viva: oferendas | Dione Carlos 

  • Público a partir de 16 anos 
  • Data: 29/03 
  • Horário: 19h às 21h 
  • Local: Plataforma Zoom 

Inscreva-se aqui 

Realizada de forma online, a oficina apresenta exercícios práticos de escrita a partir de estímulos sensíveis e trocas entre as pessoas participantes. É destinada a escritoras/es, dramaturgues/as/os e artistas/es de teatro interessados em escrita. 

Sobre a ministrante:  

Dione Carlos é dramaturga, roteirista, atriz e curadora. Possui mais de vinte peças teatrais encenadas no Brasil, em Portugal, Inglaterra, Colômbia, entre outros países. É autora de seis livros e também de textos e artigos publicados em sites e revistas especializadas em dramaturgia e poesia. Já ministrou cursos e oficinas em diferentes espaços culturais e atua como responsável pela curadoria de diversos eventos. Já atuou em canais como Disney Plus, GNT e SescTV. Atualmente, é roteirista contratada da Rede Globo, onde desenvolve séries e novelas. Além disso, segue escrevendo e atuando em peças teatrais.  

Oficina de Desinibição e Comunicação para o Teatro | Débora Rodrigues  

  • Público a partir de 18 anos 
  • Data: 30/03 
  • Horário: 14h às 16h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura (Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681) 

Inscreva-se aqui 

A oficina consiste em uma proposta interativa sob a orientação de uma profissional das artes cênicas, com larga experiência na condução de grupos para o trabalho cênico. Ao longo do encontro, serão oferecidas atividades de desinibição, relacionamento interpessoal, projeção vocal e improviso. 

Sobre a ministrante:  

Débora Rodrigues é atriz, artista circense, da dança contemporânea e da comunicação, com mais de 25 anos de experiência. É graduada em Artes Cênicas, mestre em Criação Cênica pela UFRGS e possui formação avançada em Pilates Clássico. Coordenadora e sócia do Circo Girassol, atua e produz o espetáculo Bichológico, que integra a programação do festival e pelo qual recebeu o Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz (2022) e o Prêmio Olhares da Cena de Melhor Atriz (2023).  

* Programação sujeita a alterações 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias