14/02/2023 - 17h54

Acervos em movimento: conheça as exposições do Delfos

As mostras são feitas a partir de itens preservados no Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS

Exposição com objetos do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos / Foto: PUCRS Cultura

O Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural fica localizado no 7º andar da Biblioteca Central da PUCRS, no prédio 16. Fazendo referência ao Oráculo de Delfos, localizado na cidade de mesmo nome na Grécia Antiga, foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 2008. O nome é dado ao local pela analogia feita entre o armazenamento de tesouros e raridades em torno do oráculo e os documentos históricos dos acervos que estão guardados no espaço da PUCRS.  

O principal objetivo do Delfos é conservar a memória dos acervos que estão sob seu cuidado, preservando-os, acondicionando-os e tornando-os acessíveis para consulta e pesquisa. O espaço funciona também como palco de alguns eventos promovidos pela Universidade, desde lançamentos de livros até palestras e reuniões administrativas. Finalmente, o Delfos promove exposições semestrais, abertas para visitação, com itens de acervos escolhidos. 

Até final de fevereiro, período de retomada das atividades acadêmicas da Universidade, estão expostos alguns objetos do acervo de um dos maiores escritores do estado, Caio Fernando Abreu. Pode-se encontrar itens como máquina de escrever, acessórios de roupa, discos, fitas k7, fotos, premiações, livros da autoria de Caio, baralhos de tarô, entre outros acessórios de uso pessoal e profissional. No Instagram da PUCRS Cultura, você pode conferir vídeos de divulgação da exposição e de outros acervos. 

Para março, o Delfos está preparando uma nova exposição a partir de dois acervos unidos pela temática da literatura infanto-juvenil. Maria Dinorah foi uma das mais influentes escritoras do gênero no Rio Grande do Sul, somando quase cem obras publicadas. Carlos Urbim foi um jornalista e redator de programas de rádio sobre cultura e ficou conhecido pela sua produção infanto-juvenil. Ambos já foram patronos da feira do livro, posição que atesta a importância de suas obras. A exposição reunirá obras publicadas, manuscritos e objetos pessoais dos escritores. 

Para começar o ano, o Delfos e o Instituto de Cultura convidam você para usufruir do espaço e das ferramentas que ele dispõe. Fique atento ao Instagram da PUCRS Cultura para acompanhar a divulgação semanal que ocorre sobre todos os acervos salvaguardados pelo Delfos. Para consulta de materiais, realize agendamento pelo e-mail [email protected]. Além disso, o espaço fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h. Para saber mais, acesse os sites do Delfos e do Delfos Digital. 

Confira, a seguir, registros de algumas exposições que já ocorreram no Delfos:

Exposição sobre acervo Dyonélio Machado, 2015 / Foto: PUCRS Cultura

Exposição sobre acervo Lara de Lemos, 2017 / Foto: PUCRS Cultura

Exposição sobre acervo Lara de Lemos, 2017 / Foto: PUCRS Cultura

Exposição sobre acervo Cyro Martins, 2017 / Foto: PUCRS Cultura

Exposição sobre acervo Cyro Martins, 2017 / Foto: PUCRS Cultura

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias