29/10/2022 - 11h01

Da PUCRS ao Prêmio é o tema da Festiva em 2022

A 10ª edição da Festa da Escrita Criativa da PUCRS, do Grupo Cartografias Narrativas, celebra e discute sobre premiações literárias

Na edição deste ano, a Festa da Escrita Criativa do Grupo Cartografias Narrativas da PUCRS tem o tema “Da PUCRS ao prêmio”, com a proposta de abordar os prêmios literários que alguns dos alunos da Escrita Criativa da PUCRS conquistaram ao longo dos anos. O evento ocorre dos dias 08 a 11 de novembro, no formato presencial, após dois anos de edições online. Como de costume, cada um dos dias conta com uma mesa temática diferente, na qual dois convidados e um mediador conversam sobre os assuntos propostos. Os bate-papos acontecem das 17h30 horas às 19h, tendo ao final a leitura de um livro realizada por escritores e escritoras convidados. 

A Festiva 2022 ainda conta com dois eventos inéditos, feitos em parceria com a PUCRS Cultura. O primeiro deles é o espetáculo de teatro infantil A menina do olho verde, uma adaptação do livro da aluna egressa da Escrita Criativa, Patrícia Tenório, que conquistou o Primo Premio Assoluto da Accademia Internazionale IL Convivio, na Itália. O livro, lançado em 2016, agora vem aos palcos diretamente de Recife/PE, adaptado por Adriano Portela. 

Como um espaço paralelo e voltado à prática da escrita, a edição deste ano traz uma tarde de Write In, no Ateliê PUCRS Cultura, sob mediação do professor Bernardo Bueno, que conduzirá exercícios de criação num ambiente coletivo e livre para quem quiser escrever nesta dinâmica envolvendo escrita e coletividade.  

Além disso, neste ano a programação tem a continuidade do Sarau Diminuto, resultado da experiência do ano passado nas redes sociais, quando alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras trouxeram leituras e performances de sua autoria para compor o conteúdo da Festiva. Dessa vez, sarau encerra a edição deste ano, no fim de tarde da sexta-feira, com condução de Juliane Vicente. 

A Festiva está na sua décima edição. O evento nasceu em 2013, no Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras Cartografias Narrativas em Língua Portuguesa: Redes e Enredos de Subjetividade, coordenado pelo professor Dr. Paulo Ricardo Kralik Angelini, e é produzido e organizado até hoje por doutorandos membros do Grupo.  

 

Confira a programação: 

Dia 08/11, 17h30, Prédio 08, Sala 305 – Do edital ao prêmio: conversa sobre a experiência em submeter obras para diferentes juris e categorias. Com Emir Rossoni e Yannikon, mediados por Filipe Smidt Nunes.  

Dia 09/11, 17h30, Prédio 07, Auditório da Famecos – Espetáculo infantil A menina do olho verde: criado a partir do livro homônimo de Patrícia Portela, com adaptação de Adriano Portela. Após o espetáculo, acontecerá uma conversa com ambos, mediada pela professora Janaína Baladão.  

Dia 10/11, 17h30, Prédio 08, Sala 305 – Da tese ao prêmio: conversa sobre as teses que têm alcançado destaques em premiações pelo Brasil e além. Mesa com Taiane Santi Martins e Gustavo Czekster, com mediação de Beatriz Vieira.  

Dia 11/11, 14h30, Térreo Prédio 30, Ateliê PUCRS Cultura – Write in, com mediação de Bernardo Bueno, no Ateliê PUCRS Cultura, Térreo do Prédio 30, a partir das 14h30. 

Dia 11/11, 17h15, Prédio 09, Sala 213 – Sarau Diminuto: com a participação livre de alunos da graduação e pós-graduação e do PPG em Letras da PUCRS.  

 

Festiva 2022 – 10ª Edição 

  • Comissão Organizadora: Andrezza Postay, Fred Linardi, Maristela Deves 
  • Coordenação: Paulo Ricardo Kralik Angelini 
  • Identidade visual: Andrezza Postay 
Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias