Candidatos falam sobre os motivos para estudar na PUCRS

domingo, 03 de dezembro | 2017

Foto: Camilha Cunha

Painel 360º Interativo
Foto: Camila Cunha/PUCRS

Dentre os fatores que fizeram os vestibulandos escolherem estudar na PUCRS, o encanto com o ambiente da Universidade e sua infraestrutura é unânime. No segundo dia do Vestibular de Verão PUCRS 360º, ocorrido neste domingo, 3 de dezembro, os futuros universitários relataram que a organização, integração e modernidade do Campus o tornam único. O reconhecimento e as boas avaliações, como o 1º lugar do curso de Medicina na Região Sul no Conceito Preliminar de Curso (CPC), também foram citados como decisivos para a escolha.

Ambiente de inovação

Com o sonho entrar no curso de Odontologia, Luísa Ventura, 18, diz que o ambiente de inovação e empreendedorismo da PUCRS, como o Tecnopuc e o Idear, fazem se sentir mais preparada para as novas tendências do mercado. “Eu acho que como o mundo está cada vez mais cheio de tecnologias, esse ambiente de inovação vai abrir portas no mercado de trabalho no futuro. Eu acho que as oportunidades vão ser maiores se a gente aprender a lidar com isso já dentro da faculdade”, explica a vestibulanda. Para Luísa, a infraestrutura e a segurança são também qualidades que a fazem sonhar em estudar na Universidade. “Eu gosto muito de poder me movimentar aqui dentro tranquila, gosto muito do ambiente”, diz.

Os irmãos Anna Bárbara e João Guilherme Marcolin Foto: Maria Eduarda PEtek

Os irmãos Anna Bárbara e João Guilherme Marcolin
Foto: Maria Eduarda Petek

Realizando um sonho estrangeiro

Anna Bárbara Marcolin, 17, está prestando o Vestibular para Medicina pela primeira vez e ficou animada com o novo modelo de trajetória acadêmica aberta, que se assemelha ao das universidades americanas. A estudante de Erechim fez intercâmbio nos Estados Unidos, onde pensou em cursar a faculdade, e diz ter achado muito legal estarem implementando-o aqui. Além disso, ressaltou o foco no desenvolvimento de pesquisas.  “Outra coisa que eu gosto muito daqui é o quanto eles valorizam a pesquisa e o conhecimento. Isso eu acho incrível e é uma coisa que o Brasil está precisando”, afirma.

O irmão de Anna, João Guilherme Marcolin, 16, também veio fazer a prova, e mais cedo neste ano teve a oportunidade conhecer de perto a graduação que escolheu, a Engenharia Mecânica. Na ocasião, pôde conhecer as disciplinas e visitar as salas de aula e os laboratórios. “Eu gostei muito, achei uma estrutura muito boa. Eles disponibilizam tudo o que se pode fazer”, comenta. João Guilherme ressalta também a qualidade do ensino e os intercâmbios e parcerias com as instituições estrangeiras.

Cursos reconhecidos

Artur Rosa e Otavio Carvalho Foto: Maria Eduarda Petek

Artur Rosa e Otavio Carvalho
Foto: Maria Eduarda Petek

Com o objetivo de ser professor de História, Otávio Carvalho, 18, explicou que o reconhecimento do curso é essencial para se destacar no mercado, e por isso escolheu prestar o vestibular da PUCRS. No Guia do Estudante deste ano, as modalidades de bacharelado e licenciatura em História receberam quatro e cinco estrelas, respectivamente. O colega de Otávio, Artur Rosa, 17, vestibulando de Direito, diz ter amigos que já estão fazendo o curso e o recomendaram. Ele afirma que, além de outros fatores, a escolha é feita principalmente pela qualidade do ensino.

Mais recentes