Universidade recebe encontro de pró-reitores de pesquisa e pós da Região Sul

segunda-feira, 06 de maio | 2019

Arte do programa. Imagem de fundo sólido cinza, com bara amarela no canto inferior. Globo branco no canto superior direito. Ao centro, escrito PUCRS PrintA PUCRS recebe, nos dias 7 e 8 de maio, o Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop Sul). A reunião irá abordar a internacionalização das universidades brasileiras e o modelo de avaliação feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Representantes da fundação vinculada ao MEC irão apresentar dados da pós-graduação na região, as mudanças na avaliação e propostas de novos cursos, além de discutir a importância do planejamento estratégico para as instituições de ensino superior. A atividade se desenvolve no auditório do prédio 9 de Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Nesta terça-feira, haverá a presença da diretora de Avaliação da Capes, professora Sônia Nair Báo. Já na quarta, a titular da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, professora Connie McManus, fará sua palestra. A programação completa está disponível no site do evento, sendo voltada a pró-reitores e gestores de pós-graduação.

Internacionalização no Sul

Atualmente, 37.194 bolsistas são financiados pela Capes na região Sul. Das 36 universidades participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), oito são da Região. O Rio Grande do Sul tem seis instituições participantes do programa: PUCRS, UFRGS, universidades federais de Santa Maria (UFSM), de Pelotas (UFPEL) e do Rio Grande (FURG), além da Unisinos.

Sobre o Fórum

Criado há 33 anos, o Foprop é composto por representantes de 248 instituições de ensino e de pesquisa associadas. O Fórum tem, entre outras ações, a missão de propor às agências de fomento nacionais, regionais e estaduais a adoção de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no País, além de colaborar com as associações de dirigentes universitários e outras entidades com foco no desenvolvimento do setor.

Com informações da CCS/Capes.

Mais recentes