Universidade entrega novo Salão de Atos em show com Maria Bethânia

sexta-feira, 01 de novembro | 2019

Salão de Atos

Foto: Bruno Todeschini

Porto Alegre recebe, nesta terça-feira, 5 de novembro, uma nova estrutura totalmente modernizada para grandes eventos: o Salão de Atos da PUCRS. A reabertura ocorre às 21h com o espetáculo Claros Breus, de Maria Bethânia. Após o show, a cantora receberá o troféu Mérito Cultural da Universidade. Os ingressos para o show já estão esgotados.

A revitalização representa uma importante entrega da Universidade para a esfera cultural e artística da cidade. Palco de importantes eventos, o local conta agora com um ambiente renovado em estética e funcionalidade, com equipamentos de ponta, tecnologia de vídeo, som e luz de última geração, conforto acústico e térmico e acessibilidade total. “O espaço poderá receber mais de mil e seiscentas pessoas e está preparado para atender eventos e espetáculos de diferentes formatos”, afirma Ana Paskulin, gerente de Negócios da Universidade.

Inspiração internacional

As obras tiveram início em junho, com o objetivo de adequar o espaço às necessidades de acessibilidade, conforto e qualidade acústica. A equipe de arquitetos e engenheiros da PUCRS, responsável pela obra, buscou inspiração em vários locais pelo mundo que usufruem das melhores práticas. A principal veio do Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles (EUA). Também contaram com consultorias técnicas externas de projetos na área teatral e acústica. Mas toda a execução foi realizada pelos profissionais da Instituição.

Modernização em cada detalhe

Salão de Atos

Foto: Bruno Todeschini

O projeto foi feito visando o atendimento ao público e a flexibilidade para multiuso, qualificando a edificação tecnicamente. Entre as novidades, haverá três cabines de tradução simultânea, uma sala de operação de áudio e vídeo lateral e uma house mix central (local rebaixado, no meio da plateia, onde os equipamentos de som e o operador ficam instalados). Contará ainda com uma prévia estrutura fixa de som, de vídeo e de iluminação para a operação de eventos, mas possibilitando que, em shows de bandas ou espetáculos teatrais, por exemplo, possam ser instalados equipamentos provisórios próprios. Por fim, telas retráteis ficarão disponíveis para serem acessadas nas laterais em frente à plateia, com projetor no teto.

A reforma começou pela cobertura, que ganhou robusto isolamento acústico, e foi além, estendendo inovações à toda estrutura interna. Foram substituídos o forro, o piso, as poltronas, as cortinas do palco, o revestimento das paredes e o sistema de luz e de som. A tubulação de cabos e de fios ficou subterrânea. Portas acústicas vedam a passagem de som, melhorando o conforto acústico interno. Os camarins também foram modernizados e ampliados. Os corredores centrais ficaram mais largos, facilitando o trânsito dos espectadores. Duas rampas ligam a plateia direto ao palco permitindo o acesso dos cadeirantes que não precisarão mais entrar pelos bastidores.

Sobre o show

“Claros Breus” vem com muitas canções novas, outras inéditas na voz da cantora, músicos que tocam com ela pela primeira vez, e também nova direção musical e arranjos. Neste novo show, Bethânia quis fazer diferente, mostrar as músicas inéditas ao público antes de registrá-las em disco. Dentre as músicas inéditas estão canções de artistas como Adriana Calcanhoto (“A Flor Encarnada”), Chico César (“Luminosidade” e “Águia Nordestina”) e Roque Ferreira (“Música, Música”). Bethânia apresenta também canções inéditas na sua voz como “O Universo na Cabeça do Alfinete” (Lenine/ Lula Queiroga), “Sinhá” (Chico Buarque/João Bosco), entre outras, além de incluir o samba-enredo da Mangueira, campeão do carnaval deste ano, “História pra Ninar Gente Grande” (Tomaz Miranda, Deivid Domênico, Mama, Márcio Bola, Ronie Oliveira, Danilo Firmino e Manu da Cuíca,), mesclados com versos de Mario de Andrade dedicados a Carlos Drummond de Andrade (“O Poeta Come Amendoim”), um excerto de “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, e o poema “Quero Ser Tambor” do moçambicano José Craveirinha.

Mérito Cultural PUCRS

A honraria Mérito Cultural, prevista no Estatuto e Regimento Geral da PUCRS, simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural. O homenageado é alguém que tenha transformado a sua vida numa trajetória de defesa da cultura, enquanto instrumento de humanização e educação. Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Universidade num polo cultural.

Mais recentes