Universidade é uma das melhores instituições privadas do País, avalia MEC

sexta-feira, 01 de dezembro | 2017

Igc, cpc, mec, medicina, odontologia, educação física, enfermagem, famárcia, serviço social, avaliação índice

Índice avalia a qualidade de ensino das instituições.
Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS foi avaliada como uma das cinco melhores universidades privadas de ensino do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC). No conceito final do Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade atingiu a pontuação 3,49, na faixa 4 (em uma escala que vai de 1 a 5). O índice acima de 4 foi alcançado por apenas 18,8% das instituições de Ensino Superior avaliadas em 2016. O IGC foi divulgado na última segunda-feira (27).

“Esse resultado demonstra o quanto a Universidade oferece uma experiência acadêmica diferenciada. É o reflexo de um trabalho permanente pela busca da excelência, objetivo este que, a partir do movimento de transformação PUCRS 360º, será ainda mais potencializado, trazendo benefícios para todos quantos fazem parte da Universidade e impactando a sociedade”, destaca o vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa.

Medicina é a melhor no Sul do País

Conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2016, o curso de Medicina da PUCRS é o melhor da região Sul do Brasil, entre as instituições públicas e privadas. A Universidade atingiu 3,57 pontos, conquistando a faixa 4. Entre as várias estruturas para o aprendizado, os estudantes utilizam o Hospital São Lucas, o Instituto do Cérebro (InsCer), a Biblioteca da Escola de Medicina e o Centro de Extensão Universitária Vila Fátima.

Entre os 10 melhores do RS

Outros cursos da PUCRS atingiram resultados representativos entre as universidades privadas. A Odontologia conquistou a segunda posição, no Rio Grande do Sul, e a quarta na Região Sul. Além disso, estão no ranking dos dez melhores do Estado, em suas respectivas áreas, os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.

Conceito Preliminar de Curso

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. O cálculo e a divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Isto com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Avaliação do IGC

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único número a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC após a divulgação dos resultados do Enade.

Mais recentes