Relembre as principais ações culturais de 2023 no Campus

A agenda PUCRS Cultura deste ano foi marcada por uma programação diversa

22/12/2023 - 13h00

Eu de Você, no 29º Porto Alegre em Cena, março de 2023 / foto: Beto Rodrigues

Em 2023, o Instituto de Cultura da PUCRS foi responsável e colaborou com a realização de 175 ações culturais de diferentes proporções e linguagens artísticas. Murais de grande escala, espetáculos teatrais, shows musicais, exposições e muitas oficinas práticas e teóricas são alguns exemplos dos eventos que mobilizaram mais de 90 mil pessoas em 2023. Estudantes foram estimulados a propor projetos para integrar uma agenda cultural que ainda trouxe artistas regionais, nacionais e internacionais para realizar cursos e oficinas ou apresentar sua arte nos espaços culturais do Campus da Universidade. Confira alguns destaques do ano: 

Cada vez mais querido e frequentado pela comunidade acadêmica, o Ateliê PUCRS Cultura mobilizou 1070 pessoas internas e externas da Universidade. Com foco nas práticas manuais e corporais, foram realizados 64 cursos e oficinas no espaço, sendo 63 com inscrições gratuitas. Além das ações idealizadas pela equipe de produção do Instituto de Cultura, o Ateliê também foi espaço para a realização de diversas atividades propostas por outras unidades da PUCRS e por estudantes selecionados no edital Cultura no Campus, projeto realizado pela primeira vez neste ano. Entre as oficinas do Ateliê mais procuradas pelo público estão Restauro e Conservação de Livros, Arte Urbana, Iniciação Teatral, Canto e Violão para Iniciantes. 

Proporcionando experiências marcantes, as artes cênicas estiveram ainda mais presentes na programação cultural da Universidade em 2023 devido à parceria que colocou a PUCRS como uma das instituições realizadoras da 29ª e 30ª edições do Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas. O Festival, responsável por uma programação de peso que acontece em vários espaços culturais da cidade, trouxe ao Campus da PUCRS diversos espetáculos, performances e ações educativas.

Na segunda etapa da 29ª edição, realizada em março deste ano, destacaram-se o espetáculo Eu de Você, com Denise Fraga, que lotou por duas noites o Salão de Atos, a pintura mural de grande escala de Apolo Torres, concebida em homenagem ao teatro, e os espetáculos gaúchos 2068, O inverno do nosso descontentamento: nosso Ricardo III e Sopaporiki e ainda 23 oficinas educativas realizadas, em sua maioria, no Ateliê PUCRS Cultura. A 30ª edição, que teve sua primeira etapa realizada em setembro, trouxe ao Teatro da PUCRS a Cia dos Atores do Rio de Janeiro para apresentar o espetáculo Julius Caesar – Vidas Paralelas e o espetáculo circense gaúcho Dalí. Também foram ofertadas oficinas de dança e sensibilização corporal para estudantes da rede pública, que ocorreram no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura. No próximo ano, em março de 2024, acontece a segunda etapa da 30ª edição do Festival. 

 

 

A música erudita fez parte do repertório do Coral da PUCRS em suas 16 apresentações ao longo do ano, com destaque para o concerto Un rayo de luz – Misa Criolla e Navidad Nuestra, que reuniu mais de 150 artistas brasileiros e argentinos no palco do Teatro da PUCRS para uma celebração da música sacra latino-americana, integrando as comemorações dos 75 anos da PUCRS. Outro destaque da música de concerto, foi a apresentação do Amal Piano Duo, formado pelo israelense Yaron Kohlberg e pelo palestino Bishara Haroni. A dupla levou mais de mil pessoas ao Salão de Atos para uma noite que mesclou música clássica e world music 

Grandes nomes representativos da música popular brasileira também passaram pelos nossos palcos. Em abril, a cantora, compositora e poeta Adriana Calcanhotto veio a PUCRS para realizar o show de estreia da turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, em tributo à Gal Costa, e emocionou um público de mais de mil pessoas. Em outubro, foi a vez de Vitor Ramil realizar o show beneficente Acordei Sonhando, que contou com a participação especial de músicos convidados e crianças que o ajudaram a compor a canção que intitulou a apresentação.

Novembro foi o mês de Martinho da Vila ser o grande homenageado do ano na Universidade, recebendo o Mérito Cultural PUCRS 2023. Em um show inesquecível e emocionante, o artista lotou o Salão de Atos com o show do seu mais novo álbum Negra Ópera, vencedor do Grammy Latino 2023 na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode. O cantor e compositor carioca agora faz parte da galeria de artistas já homenageados pela honraria institucional, composta por Fernanda Montenegro (2018), Maria Bethânia (2019), Lima Duarte (2020), Alcione (2021) e Alceu Valença (2022). 

Martinho da Vila recebe o Mérito Cultural do Reitor Ir. Evilázio Teixeira / foto: Giordano Toldo

Este ano foi repleto de música, arte e educação. E, desejando promover cada vez mais o acesso à cultura, a agenda de eventos para 2024 já está sendo planejada e conta com uma programação que se inicia em março. Fica aqui o convite para seguirem participando das atividades e nos acompanhando nas nossas redes sociais e páginas oficiais. Voltaremos em breve com muitas novidades para mais um ano de muitas realizações. 


Leia Mais Veja todas