Tendências tecnológicas são apontadas pelo vice-presidente da HP

sexta-feira, 02 de junho | 2017

Jon Brewster, vice-presidente internacional da Hewlett Packard

Foto: Eduarda Pereira / PUCRS

A palestra sobre as tendências tecnológicas mundiais para os próximos anos, apresentada pelo vice-presidente internacional da Hewlett Packard, Jon Brewster, lotou o auditório do Global Tecnopuc, no Parque Científico e Tecnológico da Universidade, nesta quinta-feira, 1º de junho. O evento contou com a presença de alunos, professores e profissionais da área da tecnologia da informação e comunicação.

Brewster, que começou sua trajetória na HP em 1977, conduziu a apresentação de forma descontraída. “Nunca conheci tecnologia da qual não tenha gostado”, brincou. Bem-humorado, expôs uma versão reduzida de slides que apresentam os trends do ano e são utilizados anualmente em reuniões com o Chief Executive Officer da HP. “Analisamos dados como estes todos os anos, o que nos ajuda a entender o que afeta o mundo. Prezamos muito os aspectos técnicos dos produtos, mas o mais importante são as experiências do usuário com os aparelhos”, relatou.

O que está acontecendo

Dentre os causadores das novas tendências mundiais, o engenheiro citou a rápida urbanização, a mudança de dados demográficos, a hiperglobalização e a inovação acelerada. Estes fatores seriam a causa de todas as mudanças que vêm sendo observadas nos últimos tempos. Além disso, introduz alguns conceitos sobre a geração atual de jovens. “Eles têm interesses diferentes. Cresceram com a tecnologia e sabem utilizar a internet. É mais provável que comecem seus próprios negócios e contratem pessoas, ao invés de serem contratados. Querem ter impactos positivos no mundo, pois se importam com ele”, descreveu.

O que está por vir

O executivo apresentou questões que nortearão os avanços dos próximos anos e fez provocações. “Como administrar a privacidade em meio a tanta tecnologia? Tendo em vista o crescente fenômeno de veículos autônomos, como ficam as leis de trânsito?”. Mas, para o engenheiro, essas questões não são empecilhos para o avanço tecnológico, e sim oportunidades.

No final da palestra, o vice-presidente da HP mostrou um vídeo de ambições de sua empresa para o futuro. As imagens traziam sistemas tecnológicos como jornais digitalizados (“placas” de vidro com formatação e design parecidos com os de impressos originais, mas com textos que vão sendo atualizados ao longo do dia), computadores que captam os sentimentos do usuário e mostram conteúdos que podem desviá-lo de pensamentos ruins, como fotos da família, e drones que obedecem a comandos de voz.

“Toda a nossa sociedade está mudando de maneiras muito poderosas. E precisamos falar sobre isso, porque queremos ter um propósito nessas mudanças”. É assim que Brewster explica seu desejo de falar sobre as megatendências tecnológicas em locais como a PUCRS.

Mais recentes