Seminário debate a defesa de direitos

terça-feira, 31 de outubro | 2017

Galpão de reciclagem de lixo

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

No dia 10 de novembro, das 8h às 17h, a PUCRS sedia o Seminário Defesa de Direitos – Catadoras e Catadores na Resistência, no auditório térreo do prédio 50. Atividades culturais, debate sobre conjuntura e direitos sociais, relatos de experiências de mulheres e outras discussões farão parte do encontro promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia e a PUCRS. Participam as professoras do curso de Serviço Social da Escola de Humanidades Jane Prates e Berenice Rojas Couto, além de Mari Aparecida Bortoli, estagiária de pós-doutorado da Universidade e líder do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Direitos e Políticas Sociais (Movidos).

À tarde, grupos de discussão vão tratar de temas como protagonismo das catadoras, condições de trabalho e saúde, violência doméstica e familiar, controle social e Política Nacional de Resíduos Sólidos e identidade de classe. Catadores e pesquisadores da PUCRS farão a mediação.

lixo reciclável, resíduosMarcha

No final do seminário, os participantes realizarão marcha do Largo Zumbi dos Palmares à Assembleia Legislativa para pressionar contra a instalação de indústrias de incineração de resíduos no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, existe lei que proíbe essa prática danosa ao meio ambiente. Porém, os gestores municipais indicam a construção de usinas como alternativa para o aumento da produção de resíduos na cidade. “Catadores, organizados em associações e cooperativas, contribuem para que o lixo passe a ser tratado como insumo com valor econômico, social e ambiental, atuando de forma decisiva para a implementação de um dos pressupostos da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Mari.

O evento é aberto a interessados, mas, em função do espaço físico, há limite de vagas.

Mais recentes