Serviços

Sarau literário celebra a trajetória de Nico Fagundes

sexta-feira, 03 de novembro | 2017

nico fagundes,delfos,tradicionalista,galão crioulo

Nico Fagundes
Foto: Arquivo Familiar

O Projeto Cultural Entreatos, organizado pelo Delfos – Espaço de Documentação e História Cultura da PUCRS e a Escola de Humanidades, promove no dia 07 de novembro um sarau literário em homenagem ao tradicionalista, escritor e apresentador gaúcho Antonio Augusto Fagundes, mais conhecido como Nico Fagundes. Durante o evento, será lançado um livro inédito do folclorista, falecido em 2015, aos 80 anos. A programação ainda conta com a exposição de materiais pertencentes ao acervo de Nico, doado ao Delfos em 2016, a apresentação do grupo musical Os Fagundes, composto por Ernesto Fagundes, Bagre Fagundes, Paulinho Fagundes, Neto Fagundes, e a leitura de poemas e contos de Nico por Liliana Cardoso. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, e ocorrem das 19h30min às 22h no saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão, no Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Participam do evento Ana Piagetti Fagundes, viúva do escritor, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Ir. Manuir Mentges, os professores da Escola de Humanidades Ricardo Araújo Barberena, coordenador executivo do Delfos, e Luiz Antonio de Assis Brasil, coordenador geral do Delfos, e os escritores Daniela Damaris Neu e Romar Rudolfo Beling, da Editora Gazeta.

Sobre Nico Fagundes

Natural de Alegrete (RS), o historiador e folclorista Antonio Augusto Fagundes, ou Nico como era popularmente conhecido, faleceu em junho de 2015, com 80 anos. Ainda jovem, foi cronista e repórter na Gazeta do Alegrete e na Rádio Alegrete, onde apresentou programas humorísticos e gauchescos. Em Porto Alegre, trabalhou no jornal A Hora e na TV Piratini. Apresentou por vários anos o programa Galpão Crioulo, na RBSTV. Nico é autor da letra do Canto Alegretense, uma das músicas mais conhecidas do RS. Ele se formou em Direito, fez uma especialização em História do Rio Grande do Sul e concluiu um Mestrado em Antropologia Social. Pesquisou a formação, a identidade e os costumes do Estado e transformou o que descobriu em livros e canções.

 

Mais recentes