PUCRS sedia 2° Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista

sexta-feira, 17 de março | 2017

Transmissão do lançamento do 2° Congresso Nacional da Pastoral Juvenil MaristaFoi lançado nesta quinta-feira, 16 de março, o 2° Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista. Organizado pela União Marista do Brasil (Umbrasil) em parceria com a Rede Marista, o evento ocorrerá em Porto Alegre, na PUCRS e no Colégio Marista Champagnat. Dos dias 12 a 15 de outubro, cerca de 350 participantes – um público composto por assessores, animadores e participantes dos grupos de pastoral juvenil de todo o Brasil Marista – se reunirão no Campus da Universidade e viverão momentos de oração, partilha de vida, estudo e reflexão.

Com o tema Na Dança da Missão e a partir da iluminação bíblica “Vi um novo céu e uma nova terra (Ap.21,1)”, o evento irá celebrar a história da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Brasil, em comunhão com o bicentenário da atuação marista no mundo. Contemplando a ideia de ir ao encontro do outro e conduzir à experiência de missão, discipulado e escuta do Evangelho junto aos mais pobres, o Congresso abordará temas como políticas públicas para as juventudes e processos sociais.

Apesar de ter ocorrido em Brasília, o lançamento do congresso foi transmitido ao vivo, por meio de uma videoconferência que pôde ser acessada pelo site da Rede Marista. Na PUCRS, alguns animadores e a assessora do Grupo Universitário Marista (GUM), representante da PJM na Universidade, reuniram-se no Centro de Pastoral e Solidariedade (CPS) para assistir à transmissão.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM), em consonância com a missão marista, promove a evangelização junto com adolescentes e jovens, construindo a Civilização do Amor. A socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da solidariedade e da espiritualidade marista também são prioridades. Dentro desta experiência, o jovem é estimulado a ser protagonista na construção de um mundo melhor.

Grupo Universitário Marista

Integrado à PJM, o Grupo Universitário Marista (GUM) é liderado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. Espaço de partilha, de fazer novas amizades, discutir o protagonismo juvenil e aprofundar a fé, conta, atualmente, com cerca de 50 participantes, dentre universitários e diplomados. Interessados em participar podem conferir mais detalhes no site www.pucrs.br/pastoral/grupo-universitario-marista.

Mais recentes