Institucional

PUCRS recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por 75 anos de atuação

sexta-feira, 15 de dezembro | 2023

Atuação da PUCRS nas áreas de ensino, inovação e impacto social foram destaque na solenidade. / Foto: Giordano Toldo

Os 75 anos da PUCRS foram homenageados no Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (14), por iniciativa do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL). Participaram da solenidade o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, representando o prefeito Sebastião Melo, o vice-reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, o pró-reitor de Administração e Finanças, Alam Casartelli, e demais lideranças da comunidade universitária. Para o vice-reitor, a homenagem representa um reconhecimento da sociedade pelo trabalho que a PUCRS vem realizando ao longo desses 75 anos. 

“A Universidade tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da ciência e do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa, extensão, inovação e prestação de serviços. A PUCRS faz parte da sociedade gaúcha como uma Universidade reconhecida pelos diferentes rankings, e essa homenagem da Assembleia também reconhece as pessoas que atuaram e que atuam aqui para fazer com que todo esse ecossistema contribua realmente com o desenvolvimento da sociedade em todas as dimensões”, destaca Ir. Manuir. 

O proponente da homenagem, deputado Rodrigo Lorenzoni, agradeceu a Instituição pela atuação significativa para o Rio Grande do Sul:  

“A PUCRS se transformou em mais do que uma instituição acadêmica. É um símbolo da identidade gaúcha. Como o Rio Grande do Sul está gravado em seu nome, também está entrelaçado em sua essência, moldando o futuro e contribuindo para a riqueza cultural e intelectual da nossa terra”, afirmou o deputado.  

Lorenzoni destacou a atuação da Universidade na formação de profissionais dos mais diversos campos do saber até se consagrar como referência nacional e internacional: “São 75 anos de história, sempre mantendo o pioneirismo e a inovação, desde o surgimento no Colégio Rosário, passando pela criação do campus na Avenida Ipiranga nos anos 60 até a criação da PUCRS Online, sem fronteiras geográficas” 

irmão manuir

Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS, representou a Universidade e agradeceu o reconhecimento. /Foto: Giordano Toldo

Durante seu discurso, o parlamentar falou do presente e rememorou o início, fazendo referência às primeiras décadas do século 20, quando o Irmão Afonso dirigiu o Instituto Superior de Comércio, o embrião do que iria se tornar a primeira Universidade Marista do mundo.  

75 anos de reconhecimento 

O deputado ressaltou que a PUCRS é a melhor universidade privada do Brasil, conforme o Ranking Universitário da Folha, e possui 11 cursos com nota máxima pelo Guia da Faculdade do Estadão. Mencionou também que os rankings internacionais demonstram a relevância da Universidade, sendo a melhor instituição privada do Sul do país e uma das melhores da América Latina para a Times Higher Education; a melhor instituição privada de ensino superior da região Sul para a QS World University Rankings 2024; e uma das melhores universidades privadas do mundo pelo Center For World University Rankings. Disse ainda que a universidade se destacou internacionalmente nos cursos de Medicina, Filosofia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.   

O vice-reitor destacou também que a PUCRS é uma marca admirada porque as pessoas sabem o quanto a Universidade tem contribuído para o desenvolvimento da ciência no País por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação. 

“O nosso posicionamento se reverbera a partir das diferentes atuações da Universidade, seja na esfera acadêmica, quando falamos em graduação, lato e stricto sensu, mas também em outras frentes de atuação, como por exemplo, o Tecnopuc, como as áreas de negócio; a saúde por meio do Hospital São Lucas, Parque Esportivo, Instituto do Cérebro; e por meio da prestação de serviços em outras áreas, com o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais, o Instituto do Meio Ambiente, Instituto de Geriatria e Gerontologia. Todos esses ambientes são complementares e formam um grande ecossistema que contribui para a resolução de problemas reais da sociedade”, ressalta Ir. Manuir.

*Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Leia também: 

Mais recentes