Projeto Geron estimula a escrita na terceira idade

quarta-feira, 28 de junho | 2017

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Na tarde desta quarta-feira, 28 de junho, participantes do Projeto Geron, realizado para pessoas com mais de 60 anos, autografaram as obras produzidas nas aulas ministradas por alunos do curso de Letras da Escola de Humanidades da PUCRS. O livro Desafios foi escrito em português, e um guia para uma viagem de cruzeiro para diversos destinos foi produzido em inglês. As aulas ocorreram no primeiro semestre e os alunos do curso de Letras integram o Programa de Educação Tutorial (PET).

Regina Maria Rodrigues Lopes participou do curso de português. Ela é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e disse que a melhor parte das aulas foi redescobrir o gosto pela leitura. “No dia em que eu sentei para escrever, senti um alívio. Era algo que estava guardado”, desabafou. Ela escreveu o texto O quarto vazio, que conta a história de um menino que vivia dentro de um quarto e nunca saía para a rua. “Acaba de forma inusitada, mas não vou contar o final”, brincou.

A aluna da graduação do Curso de Letras Letícia Cezar ministrou as aulas em inglês. Ela explicou que os alunos fizeram todo o trabalho no computador, desde a pesquisa dos principais destinos para se viajar de cruzeiro até o momento de produção do livro, que inclui um guia de sobrevivência caso o viajante se perca. Oberdan Zingano de Oliveira, de 69 anos, comentou que foi uma oportunidade única produzir todo o material pelo computador. “Sabe como é, às vezes nós deixamos essa parte de lado e nos acomodamos. Essa foi uma maneira de nos puxar e nos trazer para a atualidade”, diz ele. Já o aluno José Aragão, de 73 anos, disse que, nessa fase da vida, é preciso jogar xadrez, dama e aprender uma língua estrangeira. “É o que estou fazendo. Meu grande desafio é a língua estrangeira. Nunca me interessei, e agora chegou a hora. Depois dos 70 anos a vida passa muito rápido, então decidi que até os 100 vou estudar inglês, depois eu paro”, afirmou, sorrindo.

Projeto Geron

Entre as atividades oferecidas pelo projeto estão física do cotidiano para a terceira idade, educação física, cursos de português e inglês, sessões de cinema comentadas e troca de ideias. Para participar, é necessário ter mais de 60 anos. Mais informações pelo telefone (51) 3353-4430.

Mais recentes