Programa G+1 aproxima estudantes de graduação do mestrado

terça-feira, 14 de novembro | 2023

programa g+1

Maria Caroline Richter estudava Economia na Escola de Negócios quando foi apresentada ao programa G+1. / Foto: Giordano Toldo

O Programa G+1, iniciativa do Integra Pós, possibilita que alunos/as de graduação antecipem os créditos do mestrado e se tornem mestres em um ano após a formatura. Dessa maneira, é possível otimizar o tempo de estudo enquanto se realizam as disciplinas da pós-graduação ainda na graduação — as quais podem ser aproveitadas como eletivas no curso.

A competitividade do mercado exige que, cada vez mais, os profissionais desenvolvam competências de investigação e aprendizagem contínua, fatores amplamente fomentados na pós-graduação. Se aproximando da pesquisa científica e da produção acadêmica, o/a estudante tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em sua área acadêmica, enquanto tem suporte de professores e pesquisadores de renome nacional e internacional.

Avanço das pesquisas

Maria Caroline Richter estudava Economia na Escola de Negócios quando foi apresentada ao programa G+1. Ela relata que entendeu que seria uma grande oportunidade para se aproximar e conhecer o mundo da pós-graduação da PUCRS.

“Quando entrei na faculdade, meu pensamento sempre foi de aproveitar cada oportunidade que a Universidade iria me proporcionar enquanto aluna. As oportunidades de pesquisa que tive ainda na graduação despertaram em mim a vontade de fazer um mestrado e, quando conheci o programa, tive certeza de que seria uma experiência singular, que poderia me aproximar da área acadêmica, porque eu viveria realmente a experiência de aluna de pós-graduação, estaria em contato com os professores e colegas, poderia tirar dúvidas, matar minhas curiosidades e também ampliar meus conhecimentos e possibilidades profissionais, além de antecipar minha formação”, destaca a aluna.

programa g+1

O mestrando Guilherme Schoeninger, do Programa de Pós-graduação em Direito, foi apresentado ao G+1 durante a iniciação científica. / Foto: Giordano Toldo

Agora no mestrado, Maria pesquisa sobre as aspirações educacionais, profissionais e familiares de jovens brasileiros, mas já imagina voos mais altos em seu doutorado. “Ingressei no Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento na PUCRS e no momento sigo trabalhando no projeto que analisa as aspirações familiares dos jovens brasileiros. Minhas expectativas futuras são concluir o mestrado e seguir no doutorado”, reforça.

Já o mestrando Guilherme Schoeninger, do Programa de Pós-graduação em Direito, foi apresentado ao G+1 e incentivado pelo seu orientador de Iniciação Científica para participar do edital de seleção.

“Meu professor recomendou que eu participasse do programa. Eu busquei mais informações e descobri que era uma rica oportunidade de poder otimizar um ano do mestrado, aproveitando já na graduação”, salienta o estudante.

Por meio da oportunidade de seguir desenvolvendo sua pesquisa na pós-graduação, Guilherme se sente muito contente com suas escolhas. “Agora tendo concluído a graduação e já quase encerrando o mestrado, a sensação que eu tenho é da certeza que fiz a escolha certa em trazer o mestrado próximo da graduação” relata.

Inscrições abertas

As inscrições para ingresso nos 20 Programas de Pós-Graduação da PUCRS por meio do G+1 estão abertas até o dia 30 de novembro por meio do site do Integra Pós. Para se inscrever, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, inserir uma carta de apresentação do candidato e link do currículo Lattes. Após a análise da documentação, os candidatos passarão por entrevistas nos PPGs.

conheça o programa g+1

Mais recentes