Primeiro aluno do programa G+1 defende sua dissertação de mestrado

Programa que permite concluir o mestrado em um ano após a graduação está com inscrições abertas até o dia 8/3

27/02/2024 - 17h50

As inscrições para ingresso no G+1 estão abertas até o dia 8 de março. / Foto: Giordano Toldo

Guilherme Schoeninger, ainda na graduação na Escola de Direito, começou sua trajetória de pesquisa ao participar do Programa de Iniciação Científica. Nesta oportunidade, pôde conhecer o professor Eugenio Facchini Neto, seu orientador. O desenvolvimento acadêmico estabelecido fez com que Guilherme entendesse a ciência como um espaço de oportunidades únicas. E, aproveitando as oportunidades oferecidas pela Universidade, embarcou no Programa G+1 durante a graduação.  

O programa oportuniza que alunos de graduação tenham a experiência de aprofundar seus conhecimentos dentro dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da PUCRS, participando de disciplinas de mestrado e doutorado e integrando os créditos cursados nas duas formações. Para ele, essa oportunidade foi decisiva para compreender quais os próximos passos em sua carreira.

“Quando conheci o Programa G+1, não tinha certeza em cursar a pós-graduação. Então, no final da graduação, o G+1 foi determinante para o interesse no mestrado. Foi a oportunidade de otimizar a inclinação para a pesquisa acadêmica com a estrutura ímpar da pós-graduação em Direito”, destaca. 

O programa oportuniza que os estudantes de graduação antecipem os créditos da pós-graduação, possibilitando a conclusão do mestrado em um ano após a formatura. “Durante meu último ano da graduação, cursei todas as disciplinas do mestrado, deixando o ano de 2023 para a escrita e revisão da dissertação. Assim, pude otimizar a dedicação aos estudos, além de entrar em contato com a pesquisa acadêmica de alto nível”, elenca Guilherme sobre a qualidade desta oportunidade.  

A banca foi composta pelos professores Fábio de Andrade, Jayme Neto e Lisiane Ody. / Foto: Giordano Toldo

Em seu mestrado, pesquisou sobre o uso judicial do Direito Comparado, tema que já vinha estudando desde a Iniciação Científica e, então, em seu TCC. A banca ocorreu nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, com a presença dos professores Fábio de Andrade, Jayme Neto e Lisiane Ody.  

Para seu professor orientador, Eugenio Facchini Neto, Guilherme é um aluno singular.

“Ao defender sua dissertação, ele demonstrou todo o seu talento de pesquisador, enveredando por temas pouco tratados entre nós – direito comparado, epistemologia jurídica, análise crítica. Assim, foi um privilégio ter podido testemunhar seu crescimento acadêmico nos últimos anos. Guilherme é um daqueles alunos que motiva e inspira professores. Certamente esperar por ele um futuro acadêmico muito promissor, como recompensa pela sua dedicação ao estudo científico, espírito crítico e trabalho sério. Um aluno que, sobremodo, honra a PUCRS”, destaca Neto. 

Agora, depois da defesa da dissertação no Programa de Pós-Graduação em Direito, planeja seguir em contato com a academia.

“Seguimos ainda mais convictos para o curso de doutorado. Com a bagagem da pesquisa científica desenvolvida desde a Iniciação Científica, passando pelo TCC, e alcançada com o mestrado, agora, a meta será o estudo do doutorado em Direito também pela Escola de Direito da PUCRS. Aliás, se tudo der certo, em cotutela com a Universidade de Granada, na Espanha”, ressalta o aluno.  

Guilherme Schoeninger começou sua trajetória de pesquisa ao participar do Programa de Iniciação Científica. / Foto: Giordano Toldo

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, a primeira defesa no escopo do Programa G+1 é motivo de celebração.

“O programa G+1 permite ao estudante da graduação avançar e acelerar a sua formação com rigor e qualidade acadêmicas. Além disso, os alunos que participam do programa se aproximam do mundo da pesquisa e, assim, podem usufruir de uma experiência rica que hoje é um diferencial da nossa Universidade”, comenta. 

PARTICIPE DO G+1 EM 2024 

As inscrições para ingresso no G+1 estão abertas até o dia 8 de março por meio do site do Integra Pós. Neste mesmo site, você pode conhecer todos os programas de pós-graduação participantes. Para se inscrever, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, inserir uma carta de apresentação do candidato e link do currículo Lattes.

Após a análise da documentação, os candidatos passarão por entrevistas nos PPGs. O resultado dos selecionados serão divulgados até o dia 13 de março e as matrículas ocorrem durante o período de complementação. 

acesse e inscreva-se


Leia Mais Veja todas