Parque Esportivo sedia torneio da Fundação Tênis

sexta-feira, 21 de julho | 2017

Fundação Tênis, Torneio 2017, Rolando Garra

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de julho, o Parque Esportivo da PUCRS foi sede da 10ª edição do Rolando Garra, torneio de integração da Fundação Tênis. O evento ocorre nas dependências do Parque desde a sua primeira edição. Neste ano, a parceria faz parte das 200 ações em comemoração ao Bicentenário Marista. O torneio reúne, anualmente, cerca de 700 alunos dos núcleos da Fundação Tênis no Brasil, com a proposta de integrar e incentivar a vivência dos valores olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência, além de praticar conhecimentos adquiridos nas quadras.

Na abertura do evento, o campeão olímpico Gustavo Endres entregou as medalhas Pierre de Coubertin da Fundação Tênis a um representante de cada núcleo. A escolha de quem as recebe é feita pelos próprios alunos, que reconhecem quem entre eles melhor representa a vivência dos valores olímpicos. Em seguida, crianças e jovens de todos os níveis puderam competir no torneio. As quadras foram divididas nas modalidades de gincana, minitênis com domínio, domínio livre, minitênis sem domínio, quadra ¾ e inteira, direcionadas a diferentes níveis de habilidades.

A Fundação Tênis é uma organização não governamental que realiza um programa socioassistencial por meio do esporte. A partir da educação olímpica – que se baseia nos valores olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência -, trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que estejam matriculadas e frequentando a rede pública de ensino. Para o superintendente do programa, Luís Carlos Enck – mais conhecido como Biba -, o esporte é apenas uma ferramenta para o desenvolvimento de um projeto social. “É incrível ver o desenvolvimento dos alunos, a mudança de comportamento de cada um desde a primeira edição. Eles competem sem brigar. É, realmente, uma educação olímpica”, afirma.

Dentre as 200 ações

A parceria do programa socioassistencial com a PUCRS existe há muito tempo. Agora, em 2017, foi transformada em uma das 200 ações que comemoram o Bicentenário Marista – Irmãos, profissionais, estudantes, famílias e sociedade estão engajados na realização de ações sociais que estejam relacionadas aos seguintes eixos: educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação. “Por ser uma instituição comunitária, a PUCRS também reafirma seu protagonismo perante a sociedade gaúcha através desta parceria”, afirma Nelson Todt, professor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto.

Parceria com a PUCRS

Fundação Tênis, Rolando Garra, Torneio 2017

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Em meados de 2001, a Fundação começou a criar núcleos pela cidade para atender crianças em vulnerabilidade social. Em 2004, Biba procurou o então vice-diretor da FEFID, Luciano Castro. Assim surgiu a proposta de criar um núcleo na PUCRS. “Acordamos que a PUCRS liberaria o espaço físico e, em contrapartida, todos os estagiários que participassem do projeto seriam nossos alunos”, relembra Castro, hoje diretor da Faculdade. Antigamente, as aulas aconteciam em quadras em frente ao Hospital São Lucas, que, mais tarde, seriam transformadas em um estacionamento. “Então, migramos as aulas para o Parque Esportivo, dentro dos mesmos conceitos”, completa.

Desde 2008, a PUCRS passou a ser sede do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, que tem o professor Nelson Todt como presidente. “Na mesma época, o comitê e a Fundação Tênis se aproximaram para desenvolver um programa de educação olímpica”, explica Todt. Atualmente, ele é responsável pelo processo de formação continuada dos professores do programa, que foi o primeiro certificado pelo comitê por trabalhar os valores olímpicos. “O evento tem como principal fator a entrega da medalha Pierre de Coubertin. A PUCRS não poderia ser melhor sede, não só pelo espaço, mas por representar a instituição que pode fazer essa ligação”, opina.

Biba segue a mesma linha. “Além de o Parque Esportivo oferecer a melhor estrutura do país, é um programa que vai ao encontro dos valores da Universidade. Por ser marista, não poderia ser diferente”, afirma. Também ressalta a intensa participação dos alunos da PUCRS como funcionários e estagiários da Fundação.

Mais recentes