Palestra aborda financiamento para intercâmbios de pesquisa

quarta-feira, 21 de junho | 2017

Foto: Gabriel Bessa

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da PUCRS promove a palestra “Marie Skłodowska-Curie actions” no dia 22 de junho, às 13h, no auditório térreo do prédio 5. O tema são as oportunidades de financiamento para intercâmbios de pesquisa entre Brasil e Europa. O ministrante será o pesquisador sênior e bolsista do programa Marie Skłodowska-Curie, Daniel Praeg, da Suíça. As bolsas da Comissão europeia são voltadas para pós-doutorado e podem contemplar diversas instituições de ensino superior e de pesquisa no bloco europeu, em diversas áreas.

No encontro, Praeg descreverá a natureza das ações de Marie Skłodowska-Curie, com foco no sistema de Bolsas Individuais e como candidatar-se para o próximo edital, que recebe inscrições até 14 de setembro de 2017. A palestra é aberta ao público e não necessita de inscrição.

Praeg é beneficiário de uma Bolsa MSCA Individual/Global sob o atual programa da Comissão Europeia Horizon 2020 e desenvolve sua pesquisa no Instituto de Petróleo e Recursos Naturais (IPR) desde de abril de 2016. Ele integra o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), do Géoazur – centro de pesquisa em geociências da Universite Côte D’azur, França. Esta é a segunda vez que Praeg ministra palestra sobre essa oportunidade.

Saiba mais

As ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) são um sistema de bolsas de pesquisa para pós-doutorado internacionais financiadas pela comissão europeia, aberto a pesquisadores de todos os países, incluindo o Brasil. As bolsas individuais do MSCA permitem que os pesquisadores proponham projetos e treinamentos, com enfoque em carreira acadêmica e que envolvam mobilidade internacional, do Brasil para a Europa, ou da Europa para o Brasil.

Mais recentes