Nico Fagundes é homenageado em sarau literário

quinta-feira, 09 de novembro | 2017

Sarau literário Nico Fagundes

Fotos: Camila Cunha

No último dia 7 de novembro, o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural promoveu um sarau literário em celebração à vida e obra de Antonio Augusto Fagundes, mais conhecido como Nico Fagundes. O evento contou com momentos culturais, afetivos e pessoais relacionados à trajetória do tradicionalista, falecido em 2015. Organizado pelo Delfos e pela Escola de Humanidades, o objetivo foi compartilhar o legado deixado por Nico. Enquanto o acervo doado à Universidade era exposto, apresentações com música, rodas de conversas e leitura de algumas das obras do escritor e apresentador gaúcho conquistavam o público.

A abertura do evento foi feita pelo grupo musical Os Fagundes, composto por Ernesto Fagundes, Bagre Fagundes, Paulinho Fagundes e Neto Fagundes. Após, a declamadora Liliana Cardoso fez a leitura de um poema e de um trecho do mais novo livro de Nico, lançado na ocasião. “Foram momentos culturais de altíssima qualidade, do ponto de vista da obra dele. E, ao mesmo tempo, foram destacados os aspectos mais íntimos do escritor, que vão além da figura pública, já que a família estava presente”, descreveu o professor e coordenador executivo do Delfos Ricardo Araújo Barberena.

A conversa sobre a trajetória de Nico ficou por conta do professor Ricardo, do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Ir. Manuir Mentges, do representante da editora Gazeta Romar Rudolfo Beling e de Ana Piagetti Fagundes, viúva do tradicionalista. Para o Ir. Manuir, é muito importante que a PUCRS seja a guardiã do acervo. “Temos muito orgulho e compromisso em preservar a memória do Nico”, afirmou. Ana Piagetti contou que o marido sempre teve o desejo de doar o acervo para uma universidade de renome. Finalmente, foi lançado o último livro escrito pelo folclorista, que não chegou a ver a obra publicada. Organizado por Ana, ele reúne oito contos escritos ao longo da carreira do autor.

Confira algumas fotos do evento a seguir.

Mais recentes