Institucional

Missão da Reitoria em Roma e Valência integra debates sobre desafios do ensino superior no mundo

sexta-feira, 05 de maio | 2023

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, participou nesta quinta-feira, dia 4 de maio, do Congresso da Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL), em Roma, na Itália. Fundada no Chile, a ODUCAL é a maior organização dentro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), composta por 115 universidades. O evento, que celebra os 70 anos da Organização, contou com a presença de 47 reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribe.

Na ocasião, o reitor foi recebido pelo Papa Francisco, onde pediu a benção para todos os colaboradores da PUCRS, Hospital São Lucas e Rede Marista Brasil Sul-Amazônia.

A missão na Europa contou ainda com uma palestra com o Cardeal José Tolentino que teve como tema: “A situação da Universidade Católica no mundo de hoje. Desafios e perspectivas do ponto de vista do dicastério para a cultura e a educação”.

“Quando falamos da Universidade Católica no mundo, de modo especial na América Latina, vemos numerosas formas de exclusão, devido a um modelo antropológico equivocado. Uma Instituição católica não pode ficar distante, tampouco não olhar para o seu entorno. Conhecer a realidade de uma maneira mais íntima e plena a fim de melhorá-la desde o conhecimento é a missão de cada um de nós que integra a comunidade PUCRS”, ressaltou o Ir. Evilázio.

A partir da próxima segunda-feira, dia 8, o Reitor estará no V Encontro Internacional de Reitores da Universia, em Valência, na Espanha. Com o tema “Universidade e Sociedade”, o evento reunirá 700 líderes universitários e terá debates em três eixos: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; e ainda redes e interconexão entre as universidades.

Mais recentes