Ministro da Cultura conhece iniciativas da indústria criativa na PUCRS

segunda-feira, 06 de agosto | 2018

ministro da cultura, visita, tecna, tecnopuc viamão

Ministro Sá Leitão conheceu estúdio do Tecna, apresentado pela coordenadora Aletéia Selonk / Foto: Camila Cunha

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, veio ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, 3 de agosto, para conhecer iniciativas locais no campo da indústria criativa. No Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi recebido pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Marcelo Bonhemberger, pelo diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, e pelo diretor-presidente da empresa Box Brazil, Cícero Aragon. No local, além de reunir-se com a gestão da programadora de TV por assinatura independente, também visitou o Aquiris Game Studio. Na sequência, Sá Leitão conheceu o Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS, em Viamão, onde conversou com a coordenadora Aletéia Selonk. Ela apresentou a estrutura e os projetos em desenvolvimento no local, acompanhada do assessor da Reitoria na Área de Relações Institucionais, Solimar Amaro.

Conforme o professor Barberena, foi apresentada a Sá Leitão a nova concepção da cultura na Universidade, principalmente com o objetivo de transformá-la em um polo cultural, com todas as formas de manifestação arte contempladas pelo Instituto. “O ministro ficou muito interessado ao saber que temos uma agenda cultural mensal consolidada e pelo fato de nossas iniciativas, como a Rua da Cultura, serem abertas à comunidade”, destaca o diretor. Ele acrescenta que existe a possibilidade de o representante do Ministério da Cultura retornar ao Campus, pois ficou bem impressionado, também, com o fato de o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural contar com mais de 50 acervos, os quais pretende também conhecer.

A gestora do Tecna, professora Aletéia, afirma que durante a visita, “tivemos a oportunidade de mostrar a estrutura do Centro Tecnológico Audiovisual, já em uso, como o Estúdio A e os ambientes de pesquisa, bem como detalhar as próximas fases da implantação e nosso planejamento de operação e articulação com agentes locais e nacionais”. A coordenadora recordou que essa foi a primeira visita de um ministro da Cultura pelo Tecna, desde sua fase de elaboração. Ao avaliar a passagem pelo local, Sá Leitão mencionou que “o impacto de uma estrutura como esta para o RS é muito grande. O município de Viamão ganha também em diferencial e em oportunidade por se relacionar com esta nova economia que é a criatividade e o audiovisual”, ressaltou. O ministro ainda elogiou a PUCRS “por conduzir um projeto importante como este, de forma ponderada, avançando fase por fase, e com grande visão de futuro”.

Mais recentes