Mesas redondas discutem temas ligados ao ensino e à pesquisa

quinta-feira, 02 de março | 2017

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico 2017

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Docentes e técnicos administrativos da Universidade participaram nesta quinta-feira, 2 de março, das diversas mesas redondas que integram as atividades do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico 2017. Dentre as atividades, o tema O Futuro do Trabalho: Formando Jovens Protagonistas para Inovação foi foco de debate no auditório do prédio 5.

A mesa foi apresentada pela coordenadora acadêmica do Idear, Ana Cecília Nunes, e contou com a presença do professor adjunto da Fundação Getúlio Vargas Newton Monteiro de Campos Neto e do consultor de empresas Alejandro Olchik. “A criatividade e o potencial de criação dos alunos são essenciais para a formação de protagonistas dentro da universidade”, afirmou Olchik, que também defendeu a adoção de modelos colaborativos de ensino através da criação de turmas multidisciplinares e de avaliação entre os próprios estudantes, por exemplo. Na opinião do professor da Faculdade de Comunicação Social, Ilton Teitelbaum, o debate foi essencial para fomentar a discussão sobre a reformulação do ensino em sala de aula, especialmente às vésperas do início de um novo semestre.

No auditório do prédio 9, o tema foi a Educação Socialmente Responsável: Desafios de Um Mundo em Transformação. A professora da Escola de Humanidades Inês Amaro defendeu os valores essenciais para a formação acadêmica, como cidadania, ética e aspectos relacionais que envolvam a participação do aluno em projetos de extensão comunitária. Já a aluna de estágio pós-doutoral em Educação da PUCRS Pricila Kohls dos Santos abordou os motivos de permanência e evasão de acadêmicos das universidades, apontando estratégias para solução dos problemas identificados. Um dos espectadores da atividade, o coordenador de projetos especiais do Tecnopuc Carlson Aquistapasse, lembrou que é importante que se discuta com os colegas assuntos ligados à interação social e políticas integradas. “Na Universidade, devemos dar mais atenção aos objetivos sociais que podem trazer benefícios à comunidade”.

O Seminário de Desenvolvimento Acadêmico 2017 encerra nesta sexta-feira, 3 de março, com a realização de oficinas que envolvem áreas de formação diversas. A lista completa das oficinas pode ser conferida neste link. Informações complementares podem ser obtidas no site www.pucrs.br/eventos/inst/desenvolvimentoacademico2017. Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail [email protected] e por meio dos telefones (51) 3320-3630 ou (51) 3353-4306.

Mais recentes