Imigrantes haitianos concluem curso de português com atividades especiais

segunda-feira, 22 de maio | 2017

imigrantes, haitianos

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Imigrantes haitianos residentes em Porto Alegre concluirão o curso de português ministrado voluntariamente por professores e estudantes da PUCRS no próximo sábado, 27 de maio. A partir das 9h30min, os alunos apresentarão os trabalhos finais e receberão seus certificados na Paróquia Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, local onde as aulas são realizadas desde março. A ação é fruto de uma parceria entre a PUCRS (Centro de Pastoral e Solidariedade e Curso de Letras da Escola de Humanidades), a Paróquia Santa Clara e a Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre.

Durante as atividades, realizadas nos sábados pela manhã, os alunos estudam o vocabulário básico utilizado em situações de primeiro contato com a língua e com a cultura brasileira, com foco em temas do cotidiano, como transporte, compras e saúde. Também estão em pauta assuntos relativos ao mercado de trabalho, elaboração de currículo e apresentação em entrevistas. A comunicação, que no início se desenvolveu em francês, foi transformada progressivamente para o português por meio de atividades de leituras, expressão oral e escrita, e exercícios de reforço de estruturas gramaticais.  As aulas são ministradas voluntariamente pelas professoras Cristina Perna e Regina Kohlrausch, do curso de Letras, e pela doutoranda Graziela Andrighetti.

Após a conclusão desta etapa do curso de português, os imigrantes poderão participar de oficinas de orientação jurídica, de orientação psicológica voltada ao mundo do trabalho e de cupcakes e bolachas decoradas. Também estão previstas uma visita guiada ao Museu de Ciência e Tecnologia e a realização de uma mostra cultural do Haiti. O segundo módulo do curso de português será realizado a partir de agosto.

Mais recentes