Startup do Tecnopuc vence concessão do Grand Challenges, programa da Fundação Bill & Melinda Gates

Henrique Dias, um dos idealizadores da startup Noharm.ai, é alumnus do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da PUCRS

10/08/2023 - 08h38
Noharm.ai Startup

A Fundação Bill e Melinda Gates vem desde 2000 investindo em soluções para problemas de saúde globais. / Foto: Divulgação

A Noharm.ai, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), venceu uma concessão do Grand Challenges – iniciativa que promove a inovação para resolver problemas globais de saúde e desenvolvimento, financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates. O alumnus do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS e um dos idealizadores da Noharm.ai, Henrique Dias, realizará um projeto inovador de pesquisa global em saúde e desenvolvimento focado no uso equitativo da inteligência artificial, intitulado NoHarm Summary Discharge. 

O projeto NoHarm Summary Discharge desenvolverá um sistema de apoio à tomada de decisão para ajudar médicos a escreverem melhores resumos de alta hospitalar. Um dos principais desafios desse processo é a manutenção do cuidado continuado, e o sumário de alta é um alicerce que ajuda a garantir informações essenciais desde a alta do paciente até os próximos prestadores. A Rede Dasa e a startup Maritaca.ai também são parceiros no projeto, que têm como hospitais piloto o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), o Ernesto Dornelles, o Mãe de Deus e a Santa Casa de Belo Horizonte (BH). 

As descobertas do projeto contribuirão para a construção de uma base de evidências para testar modelos de linguagem ampla de IA e que podem preencher grandes lacunas no acesso e no uso equitativo dessas ferramentas. Para receber o financiamento, Henrique Dias e outros vencedores apresentaram os seus conceitos em resposta ao pedido de propostas Catalyzing Equitable Artificial Intelligence (AI) Use: foram mais de 1.300 propostas enviadas de todas as partes do mundo. 

Em outubro deste ano, o fundador da NoHarm.ai vai participar do Grand Challenges Annual Meeting 2023 em Dakar, em Senegal. Esse evento reúne todos os projetos financiados pela Fundação Gates.  

Sobre a Noharm.ai 

A Noharm.ai desenvolveu dois algoritmos para automatizar a triagem farmacêutica. Enquanto um prioriza prescrições fora do padrão, o outro trabalha na identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os possíveis erros de prescrição, aumentando a qualidade do atendimento e a eficiência hospitalar.  

Além da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation, a startup já recebeu o apoio do CNPq e do BNDES para o desenvolvimento de novos projetos para o SUS, além de três prêmios do Google Latin America Research Awards (LARA) e do apoio institucional do Tecnopuc e do Hub de Inteligência Artificial (NAVI). 

Leia também: PUCRS amplia ecossistema de inovação e lança proposta imersiva de ensino conectada ao seu Parque Tecnológico


Leia Mais Veja todas