Felipe Menezes, fundador da WTF! School, fará palestra no Startup Garagem

sexta-feira, 06 de setembro | 2019

entrevista_felipe-menezes-wtf(779x550)

Foto: Divulgação

As palestras abertas ao público durante o Startup Garagem seguem a todo vapor. A próxima será com o fundador da WTF! School, Felipe Menezes, na segunda-feira, 9 de setembro, às 14h, na ATL House (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Ele falará sobre tendências tecnológicas. Em entrevista, ele adiantou alguns tópicos de sua apresentação. Confira na entrevista abaixo.

No site da WTF! School, você diz que acredita que pode mudar o mundo através da educação. Como a sociedade pode ajudar?

Nós podemos, sim, mudar o mundo através da educação. É aquele clichê: conhecimento é algo que ninguém tira de nós. E num mundo de mudanças tão aceleradas, aprender sempre é essencial. Educação é um processo contínuo e como se fala hoje ‘life long learning’ (aprender ao longo da vida). E eu acho que a sociedade pode ajudar estando de coração aberto e entendendo que precisa aprender a vida inteira, o tempo todo, e principalmente desaprender conceitos antigos que não fazem mais sentido e aprender conceitos novos.

O que os empreendedores podem esperar da palestra?

Vou falar bastante do que está acontecendo no mundo, mas não simplesmente largar vários fatos e eventos tecnológicos, e sim conectar qual a relação que existe com o avanço tecnológico, com a mudança no formato de economia que temos hoje, com o nosso comportamento, e também na forma de criar e organizar as empresas. O que está rolando e como podemos pensar isso para o futuro, essa é a provocação.

Quais as 5 dicas para um empreendedor que quer ser protagonista da transformação?

1. Ter bem claro o propósito do negócio e não deixar que ele seja abafado pela grana. Toda e qualquer empresa hoje tem que ter um propósito claro, tem que resolver alguma dor do mundo.
  2. Entender e considerar sempre esse mundo digital no negócio. Não dá para pensar em algo que não considere isso.
  3. Trabalhar de forma colaborativa. Entender que nem sempre terei a melhor solução dentro de casa. Buscar soluções fora, entender como outras pessoas e empresas podem ajudar o teu negócio no sentido de troca.
  4. Ser aberto. Se construímos boas soluções e bons negócios, temos que compartilhar isso, para que outras empresas façam o mesmo.
  5. Ser consciente. Temos que entender qual é o impacto que a nossa empresa está gerando no Planeta, tanto no sentido sustentável quanto social, econômico, e entender que a empresa hoje tem um papel sistêmico nesse contexto, e considerar isso é essencial.

Na bio do site do WTF! School, você diz que montou uma startup e quebrou algumas. Qual a importância de passar por esse processo no amadurecimento de um empreendedor?

É um processo pelo qual todo mundo passa e é superimportante. Aprendemos com os erros, como muito se fala, e aprendemos a não cometemos novamente. O grande segredo é experimentar rápido, testar rápido, para gastar menos e evitar que esses erros façam a empresa quebrar. Mas aprendemos quebrando mesmo.

A partir de qual inquietação surgiu a WTF! School?

Surgiu a partir de duas inquietações: uma de entender que o mundo está se transformando e que as pessoas precisam entender isso e se enxergar como parte desse sistema, então a WTF é um espaço para que as pessoas aprendam e se sintam dentro desse contexto. E a outa inquietação vai muito na lógica de que os métodos de ensino estão demorando muito para se adaptarem a essa nova época. Somos uma alternativa a outros meios de aprendizagem que não os formais, que normalmente é o que se busca.

Mais recentes