Familiares revelam o sonho de filhos e netos de estudar na PUCRS

sábado, 02 de dezembro | 2017

Vestibular PUCRS 360°Vestibular,Familiares,Mara Teresinha Dolores,Cleide Figueiredo

Cleide e Mara (à direita) acompanharam neta e filhas
Foto: Eduardo Borba/PUCRS

Infraestrutura, segurança e o conceito elevado da Universidade. Familiares de vestibulandos relataram que estes são fatores importantes para eles e seus filhos e netos escolherem a PUCRS para estudar. Durante o primeiro dia do Vestibular de Verão PUCRS 360º, ocorrido neste sábado, 2 de dezembro, as famílias puderam aproveitar as atividades preparadas para acolhê-las no Campus antes e durante a duração das provas. Apresentação do Coral, missa, passeios de carrinho elétrico, interação com professores e informações sobre créditos educativos foram algumas das ações promovidas.

Tornando um sonho possível

Mara Teresinha Dolores, funcionária pública, trouxe para a PUCRS as filhas Elisângela, vestibulanda de História, e Isadora, que pretende ingressar no Direito. Após participar da missa na Igreja Universitária Cristo Mestre, buscou informações sobre créditos educativos oferecidos na Universidade. No caminho, passou pelas obras da Rua da Cultura e ficou impressionada com as ilustrações do futuro cinema ao ar livre e dos espaços de convívio projetados, com inauguração em março de 2018. “As gurias não vão querer sair daqui”, falou sorrindo. De acordo com a mãe, a infraestrutura é um dos principais fatores para as meninas terem escolhido a PUCRS. “Desde pequenas elas passavam na frente e diziam que iriam estudar aqui. É um sonho, e eu quero tornar esse sonho possível para elas”, contou emocionada. Outra questão importante no seu ponto de vista é a segurança. “Enquanto elas estiverem aqui dentro eu fico tranquila, pois tem segurança”.

Avó traz neta e amigas

Vestibular PUCRS 360°,Vestibular,Coral da PUCRS,Música,Apresentação musical

Coral da PUCRS recepcionou os vestibulandos no pórtico
Foto: Eduardo Borba/PUCRS

A professora Cleide Figueiredo, há 52 anos em atividade docente, também foi à missa para enviar boas energias à neta Gabriela, que pela primeira vez tenta ingressar em Medicina. Além de estar concluindo o Ensino Médio em 2017, também faz o curso de Técnica de Enfermagem, o que despertou seu desejo em atuar na área da saúde. “Foi com esse curso que ela mais desenvolveu o interesse em estudar medicina. Ela gostou muito”, afirma Cleide. Natural de Rolante, distante 1h30min de Porto Alegre, a estudante está hospedada na casa da avó, junto com duas amigas que tentam ingressar em Medicina e Odontologia. A opção pela PUCRS pode ser considerada uma tradição na família. “É uma Universidade de renome. Meus irmãos estudaram aqui”. A professora credita a escolha, também, às informações que a neta busca sobre a PUCRS.

Fé em Deus pela Medicina

carrinho elétrico,vestibular PUCRS 360°,vestibular de verão,passeio,Campus

Familiares passearam de carrinho elétrico
Foto: Camila Cunha/PUCRS

Vida de pai de vestibulando é marcada por muito companheirismo, paciência e expectativa. Com Ademar Huppes, que há sete anos acompanha a filha Nicole na tentativa de ingressar no curso de Medicina, não é diferente. Trajado com a camisa do Grêmio e lendo o caderno de esportes do jornal, ele aproveitou o ambiente preparado no saguão da Biblioteca Central para aguardar até o final da realização das provas. “A confiança e a esperança nela se renovam a cada ano, com fé em Deus”, afirma o pai. Para ele, o esforço da filha faz todo sentido, pois “o sonho dela é estudar na PUCRS, pelo que ela ouve dos amigos que cursam medicina, as informações que recebe nos cursinhos e pelo conceito da Universidade”, destaca Huppes.

Estar com a filha durante o vestibular é um programa familiar, que além dele já teve a presença da esposa e da outra filha, estudante de arquitetura, que só não veio neste sábado por ter de preparar os trabalhos de final de semestre. Questionado sobre a mensagem motivacional que procura passar a Nicole, Huppes diz ter um primo que fez oito tentativas até conseguir, tornando-se médico aos 38 anos. “O que digo a ela é para ter muita fé em Deus e persistência, sabendo do amor e do carinho que a família tem por ela”, revela o pai.

Mais recentes