Facin promove palestras sobre robótica e automação

quinta-feira, 03 de agosto | 2017

Faculdade de Informática, Robótica

Foto: Camila Cunha

A Faculdade de Informática promove, nos dias 8 e 9 de agosto, palestras com os temas Robotics & Automation for Societal Good e Technology-Public Policy Considerations of Robotics & Automation, respectivamente. Ambas ocorrem das 17h30min às 19h, no auditório 517 do prédio 32, e serão ministradas pelo expert em robótica humanitária Raj Madhavan. As atividades estão inseridas no contexto da comemoração dos 40 anos da Faculdade, além de serem um complemento do 4º Desafio de Robótica Humanitária e Tecnologia da Automação, realizado no primeiro semestre de 2017. Na ocasião, competidores precisaram desenvolver um software que controlasse robôs autonomamente na busca de minas terrestres. A PUCRS participou como organizadora do evento, que contou com 15 equipes pelo mundo.

A primeira palestra, que ocorre no dia 8, aborda a robótica e a automação em benefício da sociedade. Madhavan irá falar sobre seus esforços em juntar a indústria, a academia, governos locais e entidades variadas ao redor do mundo em prol de causas sociais, além de discutir um desafio que fundou em 2014, com a intuição de conseguir detectar e classificar artilharia enterrada e escondida.

No dia 9, Madhavan trata das políticas públicas em tecnologia, relacionando-as à robótica e à automação. Para ele, os recentes desenvolvimentos nesse campo – carros autônomos, drones e robôs que levam à perda de empregos, por exemplo – vêm acompanhados pela confusão e por preocupações em torno de seus impactos sociais, aumentando a especulação em torno de seus efeitos negativos e tornando as discussões desproporcionais. Ao longo de uma hora e 30 minutos de palestra, serão discutidos os desafios trazidos por essas problemáticas.

As palestras, ministradas na língua inglesa, são gratuitas e abertas ao público. Não é preciso se inscrever.

Sobre o palestrante

Raj Madhavan é internacionalmente reconhecido como expert em robótica humanitária e tecnologias de automação. Sua pesquisa atual trata da aplicação e criação de tecnologias existentes e emergentes direcionadas à melhora da qualidade de vida de pessoas em comunidades subdesenvolvidas ao redor do globo. Ele é fundador e CEO da Humanitarian Robotics Technologies (Tecnologias Robóticas Humanitárias), publicou mais de 200 artigos e coeditou dois livros em sua área. Foi jurado convidado de diversas competições de robótica e apresentou-se diversas vezes em organizações de pesquisa em todo o mundo. Tem sido ativo em papéis de liderança com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e sua Robotics and Automation Society (Sociedade de Robótica e Automação).

4º Desafio de Robótica

A competição que simulou busca a minas terrestres mobilizou equipes, coordenadas pelos professores Alexandre Amory, da PUCRS, e Edson Prestes, da UFRGS, e por Raj Madhavan. Promovida pelo IEEE, teve três fases: de simulação (executada pela UFRGS), testes com robô físico (feita pela PUCRS) e a final (com as duas instituições). As universidades não tiveram competidores, pois conduziram a disputa. Alunos da graduação e da pós-graduação se integraram ao projeto e se envolveram na construção do robô que foi utilizado pelos competidores. Interessados em participar da organização da próxima edição do evento podem enviar e-mail para [email protected].

A reportagem completa sobre o desafio, publicada na Revista PUCRS, pode ser acessada aqui.

Mais recentes