Exposição de fotos une passado e presente da Famecos

quinta-feira, 27 de outubro | 2016

Exposição de fotos Janelas do Tempo

Foto: Luísa Zelmanowicz – Famecos/PUCRS

No ano em que a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) completa 50 anos, os alunos do Núcleo de Fotografia do laboratório experimental (Espaço Experiência) desenvolveram a exposição de fotos Janelas do Tempo para relembrar o passado e celebrar o presente da Faculdade. A equipe reproduziu cinco fotos obtidas no Núcleo de Memória Institucional da Famecos. Agora, as imagens antigas e as novas estão sobrepostas em banners de tecido com 1m de altura e 1,5 de largura, expostos no saguão da do prédio 7. O projeto, que teve orientação dos professores Cristina Lima e Eduardo Seidl, deve permanecer no local até o final do semestre.

Luísa Zelmanowicz, integrante do Núcleo e estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Famecos, conta que o trabalho foi demorado, pois exigiu um cuidado com detalhes e ângulos. Ela destaca que uma das dificuldades enfrentadas pela equipe envolveu justamente o tema do projeto: o tempo. Como os equipamentos fotográficos mudaram, o desafio foi reproduzir as imagens da maneira mais parecida com as originais sem utilizar os mesmos recursos técnicos. A aluna ressalta a necessidade de resgatar as memórias. “Quem sabe daqui a 50 anos, quando comemorarmos 100, outros alunos aceitem o desafio e reproduzam as fotografias novamente”, conclui. Além de Luísa, participaram do projeto as estudantes Caroline Pacheco, Clarissa Menna Barreto, Duda Mariné, Mariana Corrêa e Natália Pegorer.

Mais recentes