Expedição estuda aves ameaçadas

segunda-feira, 24 de julho | 2017

Parque do Espinilho

Fotos: Márcio Repenning

Localizado no município gaúcho de Barra do Quaraí, distante 703 quilômetros de Porto Alegre, o Parque Estadual do Espinilho reúne espécies raras de aves, restritas a essa sub-região do Bioma Pampa, além de árvores espinhentas e retorcidas. Nas últimas décadas, a transformação de pelo menos metade da superfície de campos do Rio Grande do Sul trouxe impactos para a conservação dos animais, também vítimas de captura para comércio ilegal. Ornitólogos da PUCRS e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fizeram uma expedição ao local em julho para implementação de estratégias de conservação das aves ameaçadas de extinção, como o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata). A saída de campo, que durou sete dias, fez parte do Plano de Ação Nacional Campos Sulinos, que ocorre desde 2011.

arapaçu-platino

Representaram a PUCRS Carla Fontana, do Museu de Ciências e Tecnologia, Márcio Repenning, egresso do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, e Eduardo Chiarani, aluno de doutorado na área. Carla destaca que o projeto dá continuidade a um estudo realizado entre a PUCRS, o governo (ICMbio e Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e proprietários rurais para a elaboração de instrumentos de gestão para a conservação da única população de cardeal-amarelo monitorada e de outras espécies campestres raras ou migratórias, como o arapaçu-platino (foto).

Aproximação de pecuaristas

Além de percorrer toda a região que abrange os remanescentes do Parque do Espinilho na busca ativa dos territórios conhecidos dos cardeais-amarelos, a equipe se dedicou à captura de aves para avaliar sua saúde (a partir da coleta de material biológico) e marcá-las com anéis metálicos visando a estudos futuros. Um dos objetivos da expedição foi também aproximar-se dos proprietários de terras e pecuaristas da região, responsáveis pela manutenção dos processos que mantêm ambientes campestres adequados para a permanência de aves ameaçadas. A produção de gado pode se dar ao lado da conservação das espécies de aves campestres e de espinilho.

Lista de 102 espécies

O trabalho de campo resultou no registro de 102 espécies diferentes de aves. Foram marcadas com anilhas 43 silvestres de 21 espécies. Dez cardeais-amarelos foram identificados em cinco territórios. Dois deles foram capturados para realização de exames e marcação para monitoramento.

Beleza e canto extraordinários

cardeal-amareloUma das espécies de aves mais ameaçada de extinção, o cardeal-amarelo tem beleza e canto extraordinários. A pequena população de vida livre realmente conhecida e monitorada no Brasil está restrita ao Parque Estadual do Espinilho e a fazendas particulares vizinhas.

Mais recentes