Estudantes de Medicina ministram oficinas de primeiros socorros em escolas

quarta-feira, 22 de dezembro | 2021

Integrantes da Liga do Trauma ministraram oficinas de primeiros socorros em 11 escolas / Foto: Divulgação

Uma medida que pode salvar vidas, os primeiros socorros são procedimentos prestados a vítimas de mal súbito ou acidentes com o objetivo de evitar o agravamento da condição. Com o objetivo de transmitir o conhecimento sobre o tema para a comunidade, a Liga do Trauma da Escola de Medicina da PUCRS promoveu oficinas em escolas de Porto Alegre. Ao todo, 11 oficinas foram realizadas entre os meses de outubro e novembro, de forma presencial, em instituições públicas e privadas. As atividades foram realizadas em instituições da Rede Marista e da Rede Calábria.

Estudante do 9º semestre do curso de Medicina e idealizadora do projeto, Valentina Müller destaca que o grande propósito da iniciativa foi retribuir para comunidade alguns dos ensinamentos recebidos na Universidade. Ela conta que ideia de fazer um voluntariado com oficinas de primeiros socorros surgiu a partir da percepção de que boa parte dos jovens não possui conhecimentos básicos de primeiros socorros.

“São informações relevantes de saúde que toda população deveria saber, algo que deveria ser aprendido desde cedo. Nós começamos esse projeto pois acreditamos que esse é um tema que deveria ser amplamente abordado nas escolas. Foi a maneira que encontramos de começar a trazer os primeiros socorros para pauta nesses ambientes”.

Docente da Escola de Medicina e diretor da Liga do Trauma, o professor Ricardo Breigeiron destaca que a participação de estudantes nas atividades aumenta o conhecimento técnico, intensifica a noção de organização e trabalho em equipe e contribui para a formação comprometida com a prevenção e a comunidade.

“A importância de uma liga não está somente no aprimoramento do conhecimento técnico. Os ligantes também devem exercer atividades de extensão além dos muros da universidade, principalmente no que se refere à prevenção e às informações na área da saúde. Essas atividades são fundamentais na disseminação do conhecimento médico para a população em geral, formando um vínculo importante entre a Universidade e a comunidade”.

Aluno do curso de Medicina e presidente da Liga, Marcello Freymuth ressalta que a experiência contribuiu de forma positiva para estudantes e o público. “As oficinas foram uma troca de conhecimentos bem rica e instigante. Conseguimos levar informação de qualidade e sanar dúvidas dos participantes, que compartilharam suas experiências e motivação em aprender”.

A iniciativa contou com a participação voluntária de 15 alunos e alunas da Escola de Medicina, integrantes da Liga do Trauma: Arthur Angonese, Bruno Brocker Nunes, Carolina Siciliani Aranchipe, Gabriela de Azevedo Bastian de Souza, Giulia Frantz Silveira, Guilherme Paza Ferreira, João Pedro Zortéa da Campo, Laura Gomes Pereira, Luisa Fossati Chisté Florian, Marcello de Almeida Freymuth, Martina Lopez Torres, Renata Baumann Simões, Sofia Augustin Rota, Valentina Schneider Müller e Vitor Rech Ulrich.

Sobre a Liga do Trauma

As ligas acadêmicas são uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. Desse modo, uma liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação de alunos e alunas.

Criada em 1997, a Liga do Trauma da PUCRS é voltada para o estudo de tópicos relacionados a trauma e emergência dentro da medicina. Entre as atividades realizadas estão palestras, simpósios, cursos e aulas internas com o intuito de aprimorar conhecimentos.

A Liga também promove iniciativas voltadas à comunidade através do voluntariado, como plantões no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, e oficinas.

Mais recentes