Curso de Medicina é o melhor no Sul do país em avaliação do MEC

terça-feira, 28 de novembro | 2017

Mec, igc, escola de medicina, ministério da educação

Alunos realizam atividades práticas.
Foto: Bruno Todeschini

O curso de Medicina da PUCRS é o melhor da região Sul do Brasil, entre as instituições públicas e privadas, segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2016. A Universidade marcou 3,57 pontos e alcançou a faixa 4, em uma escala que vai de 1 a 5. A avaliação foi divulgada na última segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC) relacionado ao triênio 2014-2016.

“Esse reconhecimento vem ao encontro da nossa proposta pedagógica, que está estruturada em formar médicos com atitudes crítica e reflexiva. Além de capacitá-los a atuar no processo de saúde-doença, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania”, destaca o Decano da Escola de Medicina da PUCRSJefferson Braga da Silva.

Mais de 2,3 mil médicos já se formaram na Escola de Medicina da PUCRS. Os alunos possuem várias estruturas para o aprendizado como: Hospital São LucasInstituto do Cérebro (InsCer), Biblioteca da Escola de Medicina e Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, que atende a comunidade de baixa renda situada na zona leste de Porto Alegre.

No conceito final do Índice Geral de Cursos (IGC), a PUCRS atingiu a expressiva pontuação 3,49, na faixa 4 (entre 1 a 5), alcançando um representativo resultado entre as instituições de ensino do país.

Conceito Preliminar de Curso

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. O cálculo e a divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Isto com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Avaliação do IGC

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único número a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC após a divulgação dos resultados do Enade.

Mais recentes