Inovação e qualidade de vida: os benefícios de estudar no Canadá

quinta-feira, 28 de setembro | 2017

Foto: Camila Cunha

Multiculturalidade, qualidade de vida e incentivo à pesquisa. O Canadá oferece diversos benefícios a seus estudantes, além de ser extremamente receptivo a imigrantes. Quem decide passar uma temporada de estudos por lá é contemplado com muita inovação e pode contar com as diversas bolsas de estudos que são oferecidas pelo país. Estes e outros aspectos da região, como governo, estrutura e vistos foram abordados durante palestra conduzida pela representante do escritório oficial do Canadá no Brasil, Paula Manozzo, e pela vice-diretora de mídia social da rede Alumni Canada Brasil, Juliana Torres. O evento, que faz parte da International Week, ocorreu às 18h do dia 27 de setembro, no saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão.

“O Canadá tem muitas similaridades com o Brasil, mais do que imaginamos”, iniciou Paula Manozzo. Dentre as maiores semelhanças, citou a diversidades dos povos e o tamanho dos países. “O Brasil é o quinto maior país em extensão, e, o Canadá, o segundo. A diferença é que o número de canadenses é muito menor: são cerca de 35 milhões de habitantes. Isso faz com que eles sejam muito abertos à imigração”, explicou. Quanto à diversidade, Paula relembrou que o Canadá foi o primeiro país a estabelecer um ato oficial de multiculturalidade, tendo um dia oficial para celebrar isto.

Cinema IMAX, BlackBerry e lousa interativa começaram no Canadá

Ao longo da palestra, o empreendedorismo dos canadenses também foi destacado. “Muitas empresas tiveram início por lá, inclusive tecnologias como a lousa interativa, o formato de filme IMAX e o BlackBerry, este desenvolvido na Universidade de Waterloo”, argumentou Paula. Ela ressaltou ainda as áreas de destaque da região: negócios, administração, engenharia e tecnologia, TI, mídias digitais, ciências e biotecnologia. “O Canadá é um dos países que mais investe na educação superior. As instituições são muito valorizadas, e há muito destaque à pesquisa”, concluiu.

De acordo com Juliana Torres, há três maneiras de estudar e conseguir bolsas nas terras canadenses: através de cursos de idiomas, universidades e colleges, que oferece cursos semelhantes aos tecnólogos, com durações menores e foco no mercado de trabalho. As bolsas de estudo são oferecidas pelas próprias universidades, por institutos de pesquisa ou pelo governo. Uma das mais abrangentes é a Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), oferecida pela mobilidade acadêmica da PUCRS através da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

A International Week continua até o dia 29 de setembro e oferece diversas palestras sobre temas como carreira, negócios e cultura. Confira a programação completa aqui.

Mais recentes