Doutorando da Escola de Negócios participa de encontro com Prêmios Nobel

Foto: lindau-nobel.org Encontro de 2011

Foto: lindau-nobel.org
Encontro de 2011

Uma vez por ano, cerca de 20 Prêmios Nobel de Economia se reúnem em Lindau, na Alemanha, para conhecer a próxima geração de cientistas. Em 2017, o doutorando em Economia do Desenvolvimento, da Escola de Negócios da PUCRS, Paulo Henrique Hoeckel estará entre os cerca de 400 estudantes selecionados de todo o mundo. A 6ª Reunião de Lindau sobre Ciências Econômicas será realizada de 22 a 26 de agosto, proporcionando um intercâmbio de expertise econômica e inspirando encontros interculturais e intergeracionais entre os jovens participantes.

A cada reunião, mais de mil candidatos são nomeados para participar da seleção, que tem, dentre muitos requisitos, recomendações, proficiências e produção científica. Toda a trajetória acadêmica dos candidatos é avaliada e os mais qualificados, de acordo com os critérios do Conselho de Avaliação do Lindau Nobel Laureate Meetings, são contemplados com a oportunidade de participar do encontro que conta com conferências, mesas redondas, e seções de discussão. “Me inscrevi para ser orador em uma das seções de discussão, apresentando o meu tema de pesquisa aos Prêmios Nobel, que posteriormente passam a realizar a discussão do trabalho. O resultado deve sair em breve”, conta Hoeckel.

Paulo Henrique Hoeckel

Paulo Hoeckel

Aos 28 anos, Hoeckel faz doutorado sanduíche, com bolsa da Capes, com estadia de oito meses na Universidade de Lisboa. Seu retorno para o Brasil está previsto para o início de dezembro. Sua pesquisa de doutorado aborda as implicações da oferta e da demanda de etanol, com foco no comportamento de preços e interações com os mercados agrícolas. A tese deve ser defendida até março de 2018.

Segundo Hoeckel, a possibildiade de interagir com pesquisadores que são referência em diversos campos de Ciências Econômicas trará um elevado ganho para sua formação acadêmica, bem como uma repercussão positiva para a PUCRS. “Espero que da discussão de tópicos surjam ideias e contribuições relevantes para a elaboração de pesquisas futuras que busquem atender às demandas de questões atuais e problemas latentes no Brasil”,  comenta.

A oportunidade de participar da reunião com Prêmios Nobel é, para Hoeckel, resultado de sua dedicação e do suporte e conhecimento recebido. “Será uma honra representar a PUCRS e a todos que fazem parte dela. Desde a minha chegada fui muito bem acolhido e o ambiente é excelente, o que possibilitou-me crescer profissionalmente e consolidar ainda mais a minha formação acadêmica. Agradeço à Universidade, na pessoa do Reitor Ir. Evilázio Teixeira, e ao meu orientador, professor Augusto Mussi Alvim, assim como os demais professores e colegas do Programa de Pós-Graduação em Economia”, finaliza.

Mais recentes