Saiba qual é a importância do Urbanismo para a sociedade

terça-feira, 08 de novembro | 2022

Dia Mundial do Urbanismo

Dia Mundial do Urbanismo / Foto: Camila Cunha

O Dia Mundial do Urbanismo, comemorado no dia 8 de novembro, propõe um debate consciente sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão mobilidade urbana, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes. De acordo com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Flávio Kiefer, o Urbanismo é a ciência que estuda os fundamentos que estão por trás das formas que as pessoas encontraram para compartilharem suas vidas em conjunto.

Para o docente, o urbanismo aborda arquitetura, distribuição de serviços, trabalho, habitação, lazer, capital, religião, ideologia e muitos outros aspectos que condicionam a forma da cidade. Desta forma, conhecer todas essas dimensões permite ao urbanista antecipar o planejamento e desenho da transformação das cidades, acompanhando o permanente processo de mudança que nos caracteriza.

Na PUCRS, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica é responsável pela formação de profissionais prontos para atuar em diversos nichos e capazes de entender as necessidades da sociedade, de pensar criativamente e de forma inovadora, de ver o mundo com sensibilidade e de expressar as suas ideias por meio do trabalho. Durante a graduação, o aluno reflete sobre os lugares, seja casa, bairro ou cidade, para entender e atuar em cada um desses ambientes, trazendo cada vez mais harmonia e significado para o mundo.

Qualidade de vida nas cidades

O urbanismo é a área do conhecimento que estuda as relações entre a sociedade e o espaço em que ela está inserida. Com seu surgimento após a revolução industrial, no fim do século XIX, seu papel é planejar espaços urbanos para facilitar a vida das pessoas. Durante esse período, os grandes centros urbanos passavam por intensas transformações causadas pelo aumento populacional e por conta disso se tornou necessário refletir a qualidade de vida nas cidades.

Desta forma, assim como a arquitetura, o urbanismo nasce com a função de organizar os espaços urbanos para execução de várias funções, para manter a sociedade em pleno funcionamento e com sustentabilidade. O que difere das áreas são suas complexidades e escalas de projeto. A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Caroline Kuhn explica que as equipes multidisciplinares de urbanismo buscam resolver esse espaço complexo que são as cidades, onde vivem hoje quase 60% da população mundial.

“O desafio atual é grande, o de migrarmos para um modelo sustentável de desenvolvimento urbano, com cidades igualitárias e inclusivas, tendo como pautas a habitação, mobilidade, meio ambiente, saneamento e desenvolvimento socioeconômico”, complementou a docente.

Caroline cita a colocação de Françoise Choay, professora francesa de urbanismo, arte e arquitetura na Université de Paris VIII, que disse que o “urbanismo quer resolver um problema: o planejamento da cidade”. Desde então, foram muitas as teorias e modelos de cidades desenvolvidos, preocupando-se em resolver os problemas urbanos em termos de estrutura, relações sociais, econômicas e ambientais.

Urbanismo na PUCRS

A professora Caroline integra o grupo de pesquisa Cidade, Projeto e Gestão vinculada à Escola Politécnica, coordenado pela Prof. Cibele Vieira Figueira. Pesquisadores, professores e alunos desenvolvem metodologias para o reconhecimento de áreas de reabilitação e requalificação em zonas urbanas com tecido histórico, tendo como estudo de caso o Quarto Distrito de Porto Alegre.

O objetivo dos projetos realizados pelo grupo é instrumentalizar as tomadas de decisão, reforçando a ideia de sustentabilidade como melhor aproveitamento dos recursos existentes, neste caso, a manutenção de edificações e conjuntos edificados que valorizam e contribuem para a ambiência histórica do local. Em março, o PUCRS Pesquisa divulgou alguns destes projetos em celebração aos 250 anos de Porto Alegre, confira mais no especial.

O professor Flávio Kiefer pesquisa e escreve sobre a cidade a partir de sua história, de sua memória, buscando encontrar elementos que ajudem a balizar a sua transformação sadia. Já a professora Caroline Kuhn atua como consultora de planejamento urbano e geoprocessamento, além de atuar como professora da Escola Politécnica da PUCRS. Ambos os pesquisadores atuam no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, saiba mais através do site.

Mais recentes