Cursos de Engenharia são remodelados para o Vestibular de Verão

segunda-feira, 20 de novembro | 2017

Engenharia, Controle e Automação, Elétrica, vestibular, enem

Alunos vão realizar pesquisas desde o início do curso.
Foto: Camila Cunha/PUCRS

As graduações em Engenharia de Controle e Automação e em Engenharia Elétrica estão em um formato ainda mais atualizado: a primeira está lançando um novo currículo e a segunda passa a oferecer linhas de formação diferentes e interligadas. Estas novidades já estão disponíveis para o Vestibular de Verão, com inscrições abertas até 26 de novembro pelo site vestibular.pucrs.br. As provas ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro, abrangendo as áreas de ciências humanas, linguagens e ciências da natureza. Essas mudanças fazem parte do movimento de transformação PUCRS 360°, que envolve trajetória acadêmica aberta, educação integral e aprender diferente.

No curso de Engenharia de Controle e Automação, houve mudanças devido à evolução tecnológica no mercado tanto industrial e na área de serviços e produção. A graduação teve reforçada a base em eletrônica e um aumento substantivo de disciplinas de laboratório, assim como uma maior carga horária nas áreas de automação industrial e de controle de processos. Dessa forma, os alunos terão uma vivência com mais disciplinas práticas desde os primeiros semestres do curso. O currículo é voltado para uma aprendizagem mais ativa, sendo mais alinhada com o perfil que o mercado necessita. Entre os temas estratégicos na grade curricular, estão: Indústria 4.0, internet das coisas, sistemas de execução de manufatura, controle avançado, entre outros.

Para a graduação em Engenharia Elétrica, a formação é aprofundada em duas linhas de formação: Eletrônica e Sistemas de Energia Elétrica. No momento da inscrição no Vestibular, o aluno opta pela linha de formação desejada ou por cursar ambas. Além disso, poderá participar de projetos de pesquisa desde o início até o fim de sua formação acadêmica por meio de laboratórios de ensino e pesquisa. O curso vai focar em assuntos atuais como: eficiência energética (estudo e aplicação de técnicas para a redução do consumo da energia), energias renováveis (aprendizado sobre fontes de geração de energia que se renovam por meios naturais), smart grids (investigação sobre redes elétricas inteligentes que utilizam tecnologia da informação), sistemas embarcados (computador ou sistema microprocessado com o propósito dedicado para função desejada), entre outros.

Formas de ingresso

A Universidade oferece a possibilidade de ingresso via Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para 20% das vagas oferecidas. A exceção serão os cursos de Medicina e Odontologia, cujas vagas correspondem a 95% do ingresso via Vestibular e 5% pelo Enem. Serão oferecidas 71 opções de cursos e 3.881 vagas. No momento da inscrição, o vestibulando poderá optar por uma das três modalidades oferecidas.

Foco na interdisciplinaridade

O Vestibular de Verão 2018 buscará incentivar a interdisciplinaridade e a abertura para temas que transcendam o âmbito específico da formação profissional, ligados à realidade brasileira e mundial, sem perder de vista a constante renovação de conhecimentos. As provas irão avaliar, de forma mais integrada, o domínio de linguagens, inclusive da linguagem matemática, a construção de argumentos, o raciocínio lógico e a compreensão de fenômenos sociais e científicos, com questões que exploram tanto os conhecimentos específicos quanto a interface entre as diferentes áreas.

Créditos Educativos

A PUCRS oferece modalidades de crédito exclusivas, Proed e Credpuc, que permitem o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e 50% após a formatura. O grande diferencial é que o pagamento é realizado sem juros, corrigido apenas pelo valor atualizado anualmente pela variação da mensalidade.

Mais informações

Informações adicionais podem ser solicitadas ao Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557 ou no site citado.

Mais recentes