Conheça os novos eixos temáticos de pesquisa da PUCRS

sexta-feira, 20 de outubro | 2023

A PUCRS é excelência em pesquisa em diversas áreas do conhecimento. / Foto: Camila Cunha

A PUCRS desenvolve investigação científica de alto nível, com padrão internacional, nas diversas áreas do conhecimento. Até o momento, as pesquisas da Instituição estavam inseridas em oito grandes eixos temáticos, que refletiam uma realidade institucional diferente, em que a PUCRS era estruturada em faculdades.

Considerando a nova configuração da Universidade em Escolas e o movimento global voltado para a interdisciplinaridade como uma importante estratégia para lidar com os problemas complexos da sociedade, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação realizou uma revisão desta configuração e apresenta quatro novos eixos temáticos da pesquisa da instituição, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

Formação, ética, interdisciplinaridade e inovação são os conceitos que permeiam os novos eixos de pesquisa, conferindo maior visibilidade para as principais áreas de pesquisa transversais que fundamentam nossa atuação, fomentando a colaboração entre pesquisadores e o compartilhamento de estruturas. Dúvidas e mais informações podem ser direcionadas para [email protected].

Confira quais são eles:

Saúde e Bem-Estar

Engloba as pesquisas relacionadas com diferentes áreas da saúde e da vida, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.

Meio ambiente e Energia

Envolve os temas de meio ambiente, conservação, ecologia, biodiversidade, aproveitamento dos recursos naturais e energias renováveis.

Tecnologias

Agrupa as pesquisas em materiais, processos, engenharias, informática e comunicação.

Sociedade e Desenvolvimento

Inclui as áreas de cultura, humanidades, educação, cidadania e comunicação e desenvolvimento social.

Conheça mais sobre as pesquisas conduzidas na PUCRS

Mais recentes