Impacto Social

Conheça a história de três estudantes que ingressaram na PUCRS por meio do Programa Raízes

quarta-feira, 11 de outubro | 2023
Tatiana é estudante do curso de Administração de Empresas, da Escola de Negócios da PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

“Não é só uma bolsa de estudos: é amizade, carinho e compreensão”. É assim que Tatiane Bauermann define o Programa Raízes, projeto que busca tornar o Ensino Superior mais diverso e inclusivo ofertando bolsas de graduação presencial para estudantes pretos, pardos e indígenas da Região Metropolitana de Porto Alegre. A estudante do curso de Administração de Empresas, da Escola de Negócios da PUCRS, é uma das beneficiadas pelo programa. Para ela, além de toda a estrutura física do Campus, o acolhimento que recebeu na Universidade fez toda diferença.  

“Está sendo maravilhoso. Qualquer coisa que eu mencione é muito pouco comparado ao que isso representa para mim. A experiência, o conhecimento, a convivência e tudo que a Universidade tem me proporcionado no pouco tempo que estou aqui é muito incrível. Sinto que o mundo se abriu, que as portas que se abriram. O conhecimento, a visão de mundo e forma de enxergar as coisas: sinto que as coisas mudaram desde comecei a estudar aqui”, conta entusiasmada. 

Ingressar no Ensino Superior é um sonho compartilhado entre muitos jovens e adultos. No entanto, os obstáculos são maiores para aqueles que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica ou que fazem parte de grupos minoritários, como pretos, pardos e indígenas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, pessoas negras ou pardas, de 25 anos ou mais, estudam, em média, 1,7 anos a menos do que pessoas brancas. A desigualdade também pode ser vista nos povos originários: em 2021, indígenas representavam apenas 0,5% dos estudantes do Ensino Superior no Brasil. 

A PUCRS, por meio do Programa Raízes, busca contribuir para a mudança desse cenário. Iniciado no segundo semestre de 2023, o programa já possibilitou a entrada de 19 alunos e alunas na Universidade. Tatiane conta que, após ser aprovada, foi recebida de braços abertos pela Universidade: “a PUCRS direciona, pega o estudante no colo, abraça e se preocupa com o que alunos e alunas precisam”.  

“A equipe responsável pelo Programa Raízes é muito solícita com os estudantes. O professor Francisco Kern está sempre em contato comigo para saber como estou. Não tenho palavras para descrever o carinho e atenção que recebemos”, afirma. 

A graduação como a realização de um sonho   

Alysson Machado sempre sonhou em cursar Direito e a sua meta era ingressar na graduação da PUCRS. Após anos tentando, foi contemplado pelo Programa Raízes e, hoje, sente que finalmente está realizando um sonho.  

programa raízes
Alysson conta que sempre sonhou em estudar Direito na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

“A Escola de Direito da PUCRS é incrível, a imensidão de conhecimento que adquirimos desde o primeiro semestre é algo maravilhoso. Eu estudo à noite e gosto de chegar bem cedo para aproveitar toda a estrutura do Campus. Acho que o mais incrível desse lugar é a biblioteca: são 14 andares e podemos passar o dia inteiro conhecendo, mas obviamente acabo tendo a biblioteca do Direito como meu local preferido. Os professores também são ótimos, quando olho o currículo de cada um eu sinto um orgulho enorme de poder ser estudante deles”, conta Alysson. 

O futuro começa aqui 

Além do ensino de qualidade, a PUCRS oferece um ecossistema completo com tudo que os/as estudantes precisam. Para Susan Ferreira, estudante de Licenciatura em História da Escola de Humanidades, a experiência universitária está sendo fundamental para adquirir um amplo conhecimento na área, além de permitir ter perspectiva para entender o que ela realmente quer para seu futuro.  

“Eu conheci muita gente legal aqui e tenho colegas maravilhosos. Estou participando de um grupo chamado Jogai, cujo objetivo é fazer jogos para tornar o ensino da História mais didático e divertido durante aprendizagem. Eu estou aproveitando coisas que a Universidade oferece além do curso, por exemplo, a oficina de violão do PUCRS Cultura – já que eu sempre quis aprender a tocar este instrumento. Outra coisa que me fascinou também foi a possibilidade de os alunos saírem da Universidade poliglotas cursando disciplinas linguísticas. Eu não tinha noção de tudo isso. Saber que a PUCRS oferece apoio psicológico para os estudantes também é muito bacana”, conta Susan. 

programa raízes
Susan está estudando Licenciatura em História, na Escola de Humanidades. / Foto: Giordano Toldo

Quando se trata do lado profissional, a Universidade conta com todo o suporte para que estudantes se desenvolvam, seja com o PUCRS Carreiras, ou com oportunidades dentro do Tecnopuc, por exemplo. Tatiane optou por fazer Administração porque sentia afinidade pela área, mas se sentia sem rumo. Na PUCRS, ela sente que conseguiu encontrar o caminho para o seu futuro. 

“Eu descobri aqui dentro infinitas possibilidades e que não é necessário esperar os quatro anos da graduação para me inserir no mercado de trabalho. Aqui eu tenho encaminhamento e acolhimento. A PUCRS nos oferece um mundo de possibilidades.”  

Mais recentes