Ensino

Estudante de Psicologia é selecionada para ser monitora de pesquisa na Conferência Nacional de Saúde

terça-feira, 11 de julho | 2023

Ana Carolina Trajano participou da Conferência Nacional de Saúde entre os dias 2 e 5 de julho. / Foto: Arquivo pessoal

A aluna do oitavo semestre do curso de Psicologia da Escola de Ciências e Saúde da Vida da PUCRS Ana Carolina Trajano foi selecionada para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde como monitora de pesquisa. Junto a outros/as pesquisadores/as e especialistas da área, Ana pode debater sobre as propostas e diretrizes elaboradas em conferências municipais, estaduais e livres. Com o tema Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia, a Conferência, que aconteceu em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho, contou com a presença de mais de seis mil pessoas para discutir os rumos da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A estudante, que também é bolsista do Prouni, integra desde abril deste ano a pesquisa Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O projeto foi o primeiro a ser apresentado pelo CNS à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Ana celebra essa conquista e explica como foi realizar o processo seletivo que culminou na sua participação na conferência. 

“Era necessário ser estudante de graduação ou pós-graduação, fazer uma carta motivacional apontando os motivos de querer participar da pesquisa e do evento, bem como a própria opinião sobre o SUS, o posicionamento sobre controle social e uma descrição das experiências. Com isso, foi avaliado e, em maio, fui selecionada entre os cem de 400 inscritos”, conta Ana Carolina

Leia mais: Doutorando da PUCRS ganha prêmio internacional de Psicologia

Durante a graduação, Ana vem conquistando seu espaço dentro da pesquisa em saúde. Além de atuar como bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde/Gestão e Assistência), também é estagiária da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Agora, faz parte da célebre instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS e que faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Saúde.  

O Conselho Nacional de Saúde existe para fiscalizar e monitorar as políticas públicas de saúde, levando as solicitações da população ao poder público, realizando conferências e fóruns de participação social. O conselho tem papel fundamental na aprovação do orçamento da Saúde e no acompanhamento da sua execução, garantindo que todo o cidadão brasileiro tenha o direito gratuito à saúde integral de qualidade. 

Prouni garantiu oportunidade de ocupar espaços de pesquisa 

Ana Carolina é bolsista integral do Programa Universidade Para Todos (Prouni), e foi através dele que a estudante conseguiu ingressar no ensino superior. Além de valorizar projetos governamentais que buscam incentivar a educação, Ana vê o Prouni como uma forma de forma de ocupar espaços que possivelmente não ocuparia, não fosse por meio do programa.  

“Espero que possamos continuar fomentando e incentivando os jovens, para que participem destes espaços e tenham estas experiências de educação. Que possam alcançar o Ensino Superior, porque é algo que constitui nossa identidade também”, revela a futura profissional. 

Leia também: Graduação em Psicologia da PUCRS completa 70 anos

A estudante espera que a Psicologia conquiste ainda mais espaços de atuação, seja na Educação ou na Saúde. Apaixonada pelo curso, ela afirma ter interesse por temas como saúde mental, saúde integral e multiprofissional, e saúde coletiva. O caminho que vem sendo trilhado pela estudante é motivo de destaque na Universidade. A professora do curso de Psicologia da PUCRS e coordenadora do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) Roberta Fin Motta conta que sente orgulho da estudante.  

“A Ana participou das três etapas da conferência de saúde, em nível municipal, estadual e, nesse momento, estará participando da Conferência Nacional de Saúde em Brasília. Uma experiência única em prol do Sistema Único de Saúde e das políticas públicas.” 

Mais recentes