Clube de Ciências completa 10 anos

quarta-feira, 19 de abril | 2017

Clube de Ciências; Colégio Marista Champagnat; Faculdade de Biociências

Foto: Isabella Magedanz Pesce – Ascom/PUCRS

Alunos do 6º ano de colégios Maristas de Porto Alegre e do colégio Farroupilha terão, até novembro, aulas de ciências semanais com universitários e diplomados da PUCRS. As atividades integram o Clube de Ciências, uma parceria entre as escolas e a Faculdade de Biociências. A edição deste ano teve início na última segunda-feira, 17 de abril. Segundo a professora Melissa Guerra Simões Pires, uma das coordenadoras, o clube estimula o aprendizado em um ambiente não formal de educação, despertando o interesse dos estudantes. Ela aponta que, além da ciência, o projeto trabalha questões comportamentais, tomada de decisões, discussão de notícias e debates éticos. “Não promovemos somente uma educação científica, mas também uma educação cidadã”, reflete.

Os temas estudados no Clube de Ciências são propostos pelos próprios alunos. A abordagem é planejada pelos universitários e diplomados de cursos como Ciências Biológicas, História e Geografia, com supervisão da professora da Faculdade de Biociências (Fabio) Berenice Rosito, também coordenadora do projeto. Como monitores, os universitários trabalham os assuntos de interesse dos jovens e realizam, juntos, experimentos científicos. No Laboratório de Ensino da Fabio, os alunos do 6º ano do Colégio Marista Champagnat foram instigados a observar o ambiente e equipamentos laboratoriais, levantar hipóteses e procurar respostas para seus questionamentos, requisitos que, segundo Berenice, são essenciais na área de ciências.

Na opinião da aluna do 6º ano Bruna Ayumi Ito, os experimentos são a parte mais interessante e divertida das aulas. Além das idas ao laboratório da escola, duas vezes por mês, ela vê no Clube de Ciências uma oportunidade para frequentar um laboratório universitário semanalmente. O estudante de bacharelado do curso de Ciências Biológicas Douglas Mentges destaca que a monitoria das aulas possibilita também o contato com a licenciatura e a troca de experiências com colegas de outros cursos, além de aproximação com a sala de aula. Segundo a diplomada e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da PUCRS Thelma Brandolt Borges, o espaço não formal estimula um ambiente colaborativo de aprendizagem, em que todos os alunos são protagonistas. A partir dos próximos encontros serão desenvolvidos projetos individuais ou em grupo. Os monitores se deslocarão aos laboratórios das outras escolas participantes, onde serão realizadas as atividades.

Mais recentes