Ciclo de palestras gratuitas marca aniversário do InsCer

segunda-feira, 29 de maio | 2017

Prestes a completar cinco anos, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS promove o ciclo de palestras gratuitas InsCer para a Comunidade a partir desta quarta-feira, 31 de maio, até sexta-feira, 2 de junho. Durante o evento, pesquisadores do Inscer falarão sobre preservação da memória, bullying e implicações na saúde mental, transtornos de aprendizagem, esclerose múltipla e a importância de dormir bem, entre outros assuntos. A programação é alusiva ao aniversário do Instituto, comemorado em 6 de junho, dia de São Marcelino Champagnat. As atividades ocorrem no auditório do prédio 81 (5º andar), na Avenida Ipiranga, 6690. Não é necessário fazer inscrição prévia. Informações pelo telefone (51) 3320-5900.
Desafio da solidariedade
Ao participar das palestras, a comunidade poderá fazer parte de um desafio solidário: basta trazer um quilo de alimento não perecível, como arroz e feijão ou um litro de leite. A Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus, entidade mantida pela Rede Marista, será beneficiada com as doações. A unidade atende dezenas de crianças oferecendo quatro refeições para os pequenos de até seis anos, diariamente.
Confira a programação completa:
31 de maio
9h45 Abertura Oficial com Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa, diretor do instituto e vice-reitor da PUCRS e Profª. Drª. Magda Lahorgue Nunes, vice-diretora do InsCer
10h Projetos ACERTA e VIVA: obstáculos para aprendizagem e seus efeitos no funcionamento do cérebro, com Prof. Dr. Augusto Buchweitz e Dra. Adriana Costa
14h30 Fui diagnosticado (a) com Esclerose Múltipla: o que eu faço agora?, com Prof. Dr. Douglas Sato
1º de junho
10h30 Por que dormir faz bem à saúde?, com Profª. Drª. Magda Lahorgue Nunes
14h30 Implicações do bullying na saúde mental de crianças e adolescentes, com Profª. Drª. Danielle da Costa e Profª. Drª. Luciana Tisser
10h Painel Especial: Memória
10h05 O que fazer quando a memória começa a falhar, com Prof. Dr. André Palmini
10h40 Envelhecimento do Cérebro: idosos, superidosos e doença demencial, com Profª. Drª. Mirna Portuguez e Dr. Wyllians Borelli
14h30 Déficit de atenção e hiperatividade: o que os pais devem saber, com Dr. Felipe Kalil