Carlo Rovelli elogia perfil interdisciplinar do InsCer

sexta-feira, 19 de maio | 2017

Cristiane Weber/InsCer-RS

O roteiro do físico teórico italiano Carlo Rovelli em Porto Alegre, essa semana, contemplou o Campus da PUCRS, com visita ao Instituto do Cérebro (InsCer-RS) e um bate-papo com estudantes de Pós-Graduação e professores da Universidade. Reconhecido com um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica, o professor da Universidade Aix-Marseille esteve na Capital para uma conferência no Fronteiras do Pensamento, no dia 15 de maio.

Em sua passagem pelo InsCer, onde foi recebido pelo Vice-Reitor e diretor do Instituto Jaderson Costa da Costa e equipe, Rovelli mostrou-se entusiasmado com a estrutura, a interdisciplinaridade das pesquisas e os serviços oferecidos no local. “Gostei da abertura que o Instituto do Cérebro tem para todas as disciplinas, que caminham juntas para contribuir na construção do Instituto. Tem uma abordagem muito notável à clínica e à pesquisa por meio de filósofos, engenheiros, médicos, físicos e neurocientistas. É o domínio de pesquisa mais interessante que vi hoje. Se eu não fosse físico, seria cientista do cérebro. É fantástico ver esse tipo de pesquisa”, declarou durante sua apresentação, à noite, no Salão de Atos da UFRGS.

Na tarde do mesmo dia, o pesquisador participou, na Sala Vip do Centro de Eventos da PUCRS, de uma conversa com o Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, docentes e alunos de mestrado, doutorado e especialização. Durante 40 minutos, foram tratados temas como as relações entre física quântica, religião e filosofia. Ao final da atividade, os estudantes, que haviam participado de uma promoção no Facebook da Universidade, receberam cortesias para a conferência de Rovelli no Fronteiras do Pensamento.

Camila Cunha/PUCRS

Parceria

A PUCRS é parceira do Fronteiras do Pensamento. Professores e técnicos administrativos da Universidade e da Rede Marista têm direito a 50% de desconto no pacote de ingressos, mediante código a ser solicitado pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 4020-2050. A aquisição das entradas pode ser feita neste link ou em um dos pontos de venda físicos, com apresentação do crachá. Estudantes têm direito a meia-entrada conforme legislação.

Mais recentes