Dia da Consciência Negra é celebrado com eventos no Campus

quarta-feira, 01 de novembro | 2017

zumbi dos palmares, dia da consciência negra

Zumbi dos Palmares
Arte: Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, terá uma programação com diversas atividades na Universidade ao longo de todo mês. Serão promovidos bate-papos, exibição de filmes, lançamentos de livros, oficinas e mesas de debate sobre temas como cidadania, gênero e racismo nos ambientes acadêmico e de trabalho. Os eventos ocorrem nos dias 7, 14 e 21 de novembro, todos abertos ao público e com entrada gratuita.

No dia 7 de novembro, será realizado o 3º Seminário Juventudes Negras e Políticas Públicas, que tem como objetivo oferecer acesso aos conhecimentos científicos e registros culturais diferenciados, desafio imposto pelo Princípio da Diversidade. “Os jovens negros e negras serão os protagonistas no evento. Nossa luta é diária no combate ao preconceito, ao racismo e a todas as formas de discriminação”, explica professora do curso de Pedagogia e autora do projeto Educando para a diversidade, Leunice Oliveira. A programação tem início às 13h30min, com as inscrições no auditório do prédio 15 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Destaques da programação

No início da tarde, às 14h, haverá um cine-fórum promovido pelo movimento HeForShe (ElesPorElas), com a exibição do filme Histórias Cruzadas. Também serão promovidas as oficinas de tranças afro, stencil e uma oficina sobre cidadania, gênero e juventudes com as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC´s), da ONG Feminista Themis. À noite, acontece o painel Políticas Públicas, Juventudes Negras e Diversidades.

O 3º Seminário Juventudes Negras e Políticas Públicas é promovido pelo Programa de Assessoramento e de Defesa e Garantia de Direitos da União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), mantenedora da PUCRS, pelo projeto Educando para a Diversidade, pelo Observatório Juventudes, pelo Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (NEABI) e pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência (NEPEVI), ambos da Escola de Humanidades. Para alunos, o Seminário é válido como atividade complementar. Confira logo abaixo a programação completa.

Outras atividades

Faculdade de Comunicação Social

No dia 14 de novembro, a partir das 10h, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) recebe o painel Racismo e cidadania: a mídia que sonhamos ter.

Escola de Direito

No dia 21 de novembro, a Escola de Direito promove a 4ª edição do evento #tanapauta, com o tema Consciência Negra. O painelista será o procurador do Estado do Rio Grande do Sul Jorge Luís Terra da Silva. O evento ocorre no auditório prédio 11, a partir das 17h30min.

Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra no Brasil é celebrado em 20 de novembro em alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, onde atualmente é o Estado de Alagoas. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Em 2011, a lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Programação do 3º Seminário Juventudes Negras e Políticas Públicas

mãos, consciência negra, maristas em rede, serviçoi social, 3º seminário juventudes negras e políticas públicas, programação

Mais recentes