Alunos do Bolsa Mérito refletem sobre papel na sociedade

terça-feira, 18 de outubro | 2016

Alunos que possuem Bolsa Mérito na PUCRS foram recebidos pela Administração Superior

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Os alunos que possuem Bolsa Mérito na PUCRS foram recebidos pelo Reitor, Joaquim Clotet, e pelos membros da Administração Superior nesta segunda-feira, 17 de outubro. O segundo encontro do grupo ocorreu no espaço de coworking do Global Tecnopuc, com o objetivo de estreitar as relações e proporcionar uma troca de conhecimentos. No início da atividade, os universitários falaram sobre seus planos para o futuro e sobre a vida acadêmica. Eles refletiram ainda sobre seu papel com a sociedade enquanto profissionais e sobre os desafios da carreira no exercício da cidadania.

“A profissão que escolhi tem grande atuação na sociedade, na garantia de direitos. Vejo vários desafios para poder intervir na construção de uma sociedade diferente. Ninguém muda o mundo sozinho, mas acredito que eu possa ser um agente”, disse Natacha Moreira, de 23 anos, aluna do Serviço Social. Já Bruna Bier da Silva, de 25 anos, da Faculdade de Direito contou que sua escolha profissional ocorreu a partir da vontade de ser uma transformadora social na sua área do conhecimento. “Meu desejo é que casos menores recebam a mesma atenção do que os grandes casos”, destacou. O médico e estudante da Psicologia, Pedro Santiago, de 27 anos, falou sobre a dificuldade de conciliar os interesses pessoais com a vivência profissional. “Tenho vontade de tornar a sociedade melhor, mas no dia-a-dia percebo que as políticas públicas são remediativas e não estruturais, o que dificulta a minha atuação”, refletiu.

Estiveram presentes o Vice-Reitor, Evilázio Teixeira, e o diretor do Instituto do Cérebro (InsCer/RS), Jaderson Costa da Costa, que foram apresentados aos alunos como futuros Reitor e Vice-Reitor, respectivamente, na nova Administração Superior. Teixeira explicou os motivos que levaram à criação da Bolsa Mérito, que é um reconhecimento aos candidatos classificados em primeiro lugar nos cursos de Graduação no Vestibular de Verão. Eles recebem a isenção integral no pagamento das mensalidades até o término dos estudos. “O objetivo era criar um projeto para atrair os melhores talentos para qualificar a Universidade e para que juntos pudéssemos agregar valor à missão e à visão da PUCRS”, contou ao explicar que a missão da Instituição é criar uma sociedade justa e fraterna. Por esse motivo, os estudantes foram instigados a pensar em possíveis projetos multidisciplinares que impactem na sociedade, a partir da formação de uma rede de contatos. Um próximo encontro deve ocorrer ainda neste ano para a construção de ideias e projetos.

Mais recentes