Institucional

Ação celebra Champagnat e convida pessoas a dizerem que é sinal de luz na sua vida

segunda-feira, 03 de junho | 2019

quem_e_luz_na_sua_vida,dia de champagnatEm 6 de junho é celebrado o Dia de São Marcelino Champagnat. Nessa data, recorda-se a história de um homem que, há mais de 200 anos, acreditou que era possível transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens por meio da educação evangelizadora. A persistência, a fé e a vocação de Marcelino na sua missão de educar com amor, é, até hoje, fonte de inspiração para quem convive nos ambientes maristas, como PUCRS, Colégios, Hospital São Lucas, Instituto do Cérebro, Unidades Sociais e Região Amazônica. A obra iniciada em 1817, na França, segue viva nas pessoas que, assim como Champagnat, acreditam na promoção da vida através da educação.

Quem é luz na sua vida?

Neste ano, estudantes, docentes e técnicos administrativos são convidados a reconhecer pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. Para participar da ação digital, acesse o site diadechampagnat.com.br e preencha o formulário indicando quem e por qual motivo é recebe a homenagem. Todas as mensagens serão publicadas, no mesmo endereço, no dia 6 de junho. Ao longo do mês, a plataforma estará liberada para que novas homenagens possam ser realizadas, com atualização semanal.

Sobre a data

Champagnat nasceu na França, em 20 de maio de 1789. Viveu em um tempo conturbado por conflitos políticos como a Revolução Francesa, iniciada no mesmo ano. Após dedicar sua vida a evangelizar por meio da educação, faleceu no dia 6 de junho de 1840, com 51 anos de idade, deixando 280 Irmãos que atuavam em 48 escolas. A Igreja o declarou bem-aventurado em 1955, como modelo de uma vida devotada inteiramente à juventude. No dia 18 de abril de 1999 foi canonizado pelo Papa João Paulo II, tornando-se São Marcelino Champagnat, o apóstolo da juventude.

De acordo com a mensagem do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez, “humildade e simplicidade são virtudes marianas muito presentes em Champagnat, tanto em sua vida como em seu vocabulário, quando se dirigia aos Irmãos”, relata. “Estas virtudes inspiram-nos um estilo de presença entre os jovens, um estilo que é próximo e acolhedor; inspiram-nos um estilo de relações autênticas, dentro da nossa comunidade ou família”, afirma.

Mais recentes