Artigo: Setenta e cinco anos e um passo à frente

Artigo publicado orginalmente na GZH

09/11/2023 - 14h38

O Reitor da Universidade reitera que há 75 anos a PUCRS faz história. / Foto: Giordano Toldo

O ano era 1948. Há três estava encerrada a Segunda Guerra. Nos cinemas estreava o clássico Anna Karenina, baseado no romance homônimo de Tolstói. Na ciência, eram concebidas a calculadora mecânica e a holografia. O mundo se despedia, tristemente, de Mahatma Gandhi. A Declaração Universal dos Direitos Humanos era adotada pelas Nações Unidas. Em São Paulo era inaugurado o precioso Museu de Arte Moderna e aqui, em Porto Alegre, nascia a nossa PUCRS. Há 75 anos. 

De lá para cá, quanta coisa aconteceu, mas tradição, pioneirismo e inovação seguem sendo marcas distintivas de uma Universidade que alcançou alto grau de solidez e reconhecimento nacional e internacional. Comemorar esta trajetória é agradecer a quem contribuiu para a edificação de uma instituição que busca impactar positivamente a sociedade gaúcha por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação – gerando desenvolvimento científico, social, econômico, cultural e ambiental. 

Mais que olhar para o passado, a PUCRS vislumbra o futuro, almejando ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e sua relevância. Tal visão implica ousar um novo futuro com coragem para superar práticas e concepções que não mais contribuem com o direcionamento estratégico da Universidade, porque tampouco atendem aos apelos da sociedade local e global. O tempo que ora se apresenta requer audácia para sermos capazes de colocar em marcha novas ideias e ações a partir das realidades e indagações que afetam o cotidiano presente e inquietam o porvir.  

A este desafio, a PUCRS procura responder de maneira integrada, quer dizer, fazendo jus ao que lhe é específico (o acadêmico) e sua interação com o mundo do trabalho, do mercado, atenta às expectativas da sociedade. Nesta perspectiva se inserem grandes projetos e ações que se concretizam por meio da pesquisa – especialmente em áreas prioritárias como inteligência artificial, energias renováveis, saúde e humanidades; a prestação de serviços especializados e educação corporativa; o ecossistema de inovação capitaneado pelo Tecnopuc e suas novas vertentes como o Tecnopuc Business; o campus da saúde promovendo bem-estar, prevenção, diagnóstico e assistência em unidades como Instituto do Cérebro e Hospital São Lucas e, como não poderia deixar de ser, a experiência dinâmica de formação e aprendizagem dos estudantes PUCRS Online em todo o Brasil para além dos que dão vida ao ensino presencial no nosso completo Campus em Porto Alegre.  

Em 75 anos nós fizemos história. Nós fomos cenário das histórias de milhares de pessoas e estamos atentos, prontos para acompanhar e impulsionar outros tantos protagonistas da transformação, gerando impacto real nas suas vidas e no mundo.  

Ir. Evilásio Teixeira
Reitor da PUCRS

*Texto originalmente publicado em GZH


Leia Mais Veja todas