Programa de Monitorias ( explicações e documentos)

O Programa de Monitorias PUCRS tem a finalidade de envolver estudantes de graduação nas atividades de ensino, desenvolvendo iniciativas de apoio à aprendizagem de outros estudantes em temas relacionados às disciplinas curriculares dos cursos de graduação da Universidade.

Monitor
A principal atividade do estudante monitor é ajudar seus pares com os conteúdos das disciplinas, identificando as dificuldades específicas como, por exemplo, a aplicação e compreensão de conceitos, intepretação de texto e redação, levando os colegas a entenderem o raciocínio, ajudando-os na construção da autonomia acadêmica. As vagas de monitoria são preenchidas por semestre letivo, mediante processo de seleção e classificação. As monitorias podem ser remuneradas (com bolsa) ou voluntárias. Para concorrer a uma vaga o aluno deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação da PUCRS e ter disponibilidade de cumprir a carga horária exigida no edital, não comprometendo as atividades acadêmicas.
VER AS OPORTUNIDADES: https://carreiras.pucrs.br/carreiras/monitoria

Professor
Diversos estudos acadêmicos reconhecem que as monitorias oferecidas por outros alunos monitores impactam positivamente no desempenho dos estudantes. Esse apoio torna-se ainda mais efetivo quando conta com subsídios dos professores. As monitorias podem ser remuneradas (com bolsa) ou voluntárias. Para solicitar a monitoria, o professor deve, preferencialmente, ministrar a disciplina naquele semestre e no caso de diversas turmas ou grupo de disciplinas com conteúdo comum, um único professor solicita, com o consentimento dos demais. O professor responsável deverá participar do processo de seleção, deverá fornecer subsídios necessários ao monitor para o bom andamento da atividade de monitoria.
ACESSAR O SISTEMA: https://portalvalorizza.pucrs.br/loginprofessor.aspx

1 - Resolução Nº 005/2019 - Programa de Monitorias da PUCRS para os Cursos de Graduação

2 - Chamada Monitorias 2024/1

3 - Cronograma e orientações para preenchimento de proposta