Tecnopuc mobiliza ecossistema de inovação para demandas contra a Covid-19

quarta-feira, 15 de abril | 2020

Integrando uma das cinco frentes de atuação da força tarefa que a PUCRS vem desenvolvendo relacionadas à pandemia da Covid-19, o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc) organizou uma operação que possibilitou mobilizar o ecossistema de inovação da Universidade, além de parceiros externos, atuando em rede e ativando novas conexões para soluções frente ao Coronavírus. Por meio da disponibilização dos seus laboratórios e do IDEIA, a sociedade gerou demandas e o Tecnopuc articulou a viabilização dos atendimentos. Até o momento, mais de 70 demandas foram inscritas, cerca de 20 instituições já foram atendidas e 13 estão em atendimento, somando solicitações de mais de 4 mil máscaras faciais, além de 14 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos.

Esse movimento envolve atualmente uma equipe multidisciplinar formada por professores, técnicos, pesquisadores e empresas. A operação é coordenada por Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Eduardo Giugliani, gestor do Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), e Saulo Bornhorst, Diretor Técnico do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL). A coordenação das demandas dos laboratórios é realizada pela executiva do Tecnopuc, Flávia Fiorin.

Bornhorst destaca a importância da união de todas as frentes. “Essa aproximação do Tecnopuc, do Hospital, das Escolas e dos Institutos tem auxiliado na proteção das equipes de saúde, como por exemplo com a produção de máscaras proteção”, salienta. O diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, enfatiza a importância de um centro de apoio científico e tecnológico dentro da Universidade: “Neste momento grave, o Ideia é uma grande possibilidade de fornecer respostas rápidas frente às principais demandas de escassez que estamos enfrentando hoje, principalmente na área da saúde, possibilitando a prototipação e testagem rápida de novos produtos ou processos”.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Carla Bonan, ressalta que “a partir da interação entre os pesquisadores e suas equipes, nos laboratórios e centros de pesquisa, novas iniciativas estão surgindo envolvendo todas as áreas do conhecimento para trazer soluções e minimizar os impactos da pandemia nos diversos segmentos da sociedade”.

As iniciativas realizadas até o momento incluem a produção de máscaras de proteção e de componentes em 3D, testagem de cápsula de proteção para procedimentos médicos e de respiradores para o HSL e para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, além de projetos de comunicação visual, como o Paredes Afetivas, instalado no Hospital de Clinicas de Porto Alegre, ligado à UFRGS; e apoio a metodologias de formação de equipes e mentoria a startups no Hackathon Start.Health, do Pacto Alegre, projeto de transformação da cidade de Porto Alegre, da Aliança para Inovação, que reúne a PUCRS, a UFRGS e a Unisinos.

Juntamente com o Tecnopuc e o Ideia, as empresas Grendene, Braskem (confira mais clicando aqui), IBASE – Indústria de Base e Engenharia e Laerdal Medical são os apoiadores do projeto, atuando na construção das soluções, cocriando e encaminhando demandas. Além disso, organizações instaladas no Tecnopuc, universidades parceiras estaduais, nacionais e internacionais, como Rice University, MIT e Imperial College, e uma robusta rede de voluntários incorporaram ao projeto e apoiaram a viabilização de diversas demandas.

Conheça quem realiza as ações em cada um dos laboratórios do Tecnopuc:
.

Mais recentes