Ensino

Escola de Comunicação, Artes e Design lança laboratórios experimentais

quinta-feira, 09 de agosto | 2018

Laboratórios experimentais da Famecos

Alunos testam novos conceitos na prática
Fotos: Flávia Pereira/Famecos

Experimentar para inovar. Essa é a ideia que deu início às reformulações do Espaço Experiência, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Criado em 2009 para proporcionar experiências do mercado de trabalho aos alunos, ainda tem este como foco principal. No entanto, junto com a mudança para Escola, vieram transformações a fim de proporcionar mais oportunidades para o estudante criar, testar e colocar novos conceitos em prática. O Espaço reconfigurou-se e, agora, as equipes estão divididas em quatro laboratórios experimentais independentes, mas parceiros, lançados em 8 de agosto: Colab, Conteúdo, Eventos e Pesquisa.

A reconfiguração do grande laboratório não é a única novidade. O Colab, segundo a decana da Escola, Cristiane Mafacioli, é uma ponta de inovação, nascido da necessidade de aprender pela pesquisa, co-criar e trabalhar produções universitárias com viés experimental.

Os outros laboratórios são oriundos de núcleos do antigo Espaço Experiência. O que antes era o Núcleo de Eventos e Relacionamento, transformou-se no Laboratório de Eventos e Relacionamento, o Laber. Já o Núcleo de Tendências e Pesquisa configurou-se no Laboratório de Pesquisa.  E o Núcleo de Conteúdo, composto predominantemente por alunos de Jornalismo, hoje é o Laboratório de Conteúdo, que abriga acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Produção Audiovisual.

Laboratórios experimentais da Famecos

Estudantes criam ações de relacionamento dentro de cada evento

Na opinião dos professores responsáveis por cada laboratório, autonomia, independência e o foco no aprendizado pela pesquisa são fatores reforçados com a reconfiguração dos Laboratórios Experimentais. Com o intuito de consolidar o novo formato e apresentá-lo aos alunos e membros da escola, os Laboratórios Experimentais prepararam matérias, vídeos, novas identidades visuais e ações para que os interessados vivenciem o dia a dia dos laboratórios.

Resgatando um pouco de história, vale lembrar que na década de 1990, a Famecos já trabalhava no conceito de laboratórios experimentais. Naquela época, funcionavam o LabJor, o LabPP e o LabRP que atendiam tanto as demandas internas da PUCRS quanto as externas vindas de clientes do mercado.

Saiba mais sobre os novos laboratórios e assista ao vídeo no YouTube aqui:

Mais recentes