Instituto do Cérebro do RS lança grupo para estudar o Zika vírus

quinta-feira, 10 de dezembro | 2015

O diretor do Instituto do Cérebro do RS (InsCer/RS), Jaderson Costa da Costa, convocou na terça-feira, 8 de dezembro, profissionais e pesquisadores das mais variadas frentes para a criação do Zika Team, ou “time Zika”. São integrantes o próprio diretor; o pediatra Humberto Fiori; a neuropediatra e pesquisadora do InsCer Magda Lahorgue Nunes; o ginecologista e obstetra Pedro Zanella; o pediatra infectologista Marcelo Scottá e o neurorradiologista e pesquisador do Instituto Ricardo Bernardi Soder.

A proposta é tornar o InsCer um centro de referência para estudos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, a partir de uma equipe qualificada e de equipamentos de alta tecnologia, importantes em um momento de tantas incertezas em relação à doença. “O que temos hoje é um quadro de mulheres aterrorizadas, em pânico. É mais do que simplesmente um agente que você possa facilmente eliminar, é um problema grave de saúde pública”, destacou Costa. Por essa necessidade, justificou o neurocientista, é que nasce o Zika Team, com a proposta de atuar em várias frentes. “A melhor maneira de combater uma epidemia como essa ou mesmo lidar com suas consequências é reunir pessoas da nossa Instituição com experiência em obstetrícia, medicina fetal e outras áreas, garantindo assim uma melhor e mais eficiente busca de soluções”.

No encontro, foram definidas questões como a regularidade das reuniões (semanal) e o convite de participação destinado a autoridades, como o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, e o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Serão buscados recursos para tornar o InsCer/RS uma referência no acompanhamento dos casos não só no Estado, como em todo País, pensando inclusive em como reabilitar crianças acometidas pela microcefalia. Outras informações no site inscer.pucrs.br.

Mais recentes