quarta-feira, 24 de maio | 2023

Crédito: Bruno Todeschini

Vivenciar experiências profissionais reais, que aproximam a teoria das aulas à realidade do mercado de trabalho, é o desejo de quem ingressa em uma graduação. No curso de Odontologia da PUCRS são oferecidas diferentes atividades práticas e disciplinas que integram a prestação de serviços importantes para a comunidade, a preocupação com o impacto social, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas.

Aprendizado sólido da teoria à prática

A Escola de Ciências da Saúde e da Vida proporciona uma formação acadêmica, profissional e humana. De acordo com o professor e coordenador do curso, João Batista Blessmann Weber, a graduação em Odontologia já formou aproximadamente 4,5 mil cirurgiões-dentistas com sólido embasamento em evidências científicas e alta carga de treinamento clínico.

Um dos fatores que coloca o/a estudante da PUCRS em destaque, segundo o professor, é o completo ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, situado em um único campus. Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos vivências e oportunidades diferenciadas durante a jornada acadêmica.

“O nome da Odontologia da PUCRS é reconhecido pela excelência, tradição e respeitabilidade, ampliando a inserção no mercado de trabalho. Os/as profissionais são preparados também para atuar em gestão e planejamento de políticas nacionais de saúde bucal, assim como na iniciativa privada”, destaca o coordenador.

Leia mais: Curso de Odontologia da PUCRS completa 70 anos

As instalações do curso comportam sete ambulatórios próprios com mais de 190 consultórios odontológicos, além de laboratórios de Patologia Bucal, Laserterapia, Radiologia, Estomatologia Clínica e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. As atividades práticas também acontecem no Hospital São Lucas, no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e em Unidades de Saúde, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Ao final do curso, poderei trabalhar em quais áreas?

Foto: iStock

Durante toda a trajetória acadêmica, os docentes buscam inspirar nos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades para que o futuro profissional possa atuar na iniciativa pública e privada. Quem se forma no curso de Odontologia da PUCRS apresenta, como principais características, a formação integral, contemplando os aspectos morais, éticos, culturais e técnicos, de forma que possam atender com qualidade as demandas odontológicas da sociedade.

“O aprendizado na graduação desenvolve-se a partir dos conteúdos teóricos das disciplinas básicas, inserindo-se gradativamente nas disciplinas de pré-clínicas e nas atividades de atendimento aos pacientes por intermédio de uma progressão de complexidades na evolução dos semestres”, pontua Weber.

Ele explica que, dessa forma, o/a aluno/a desenvolve habilidades em todas as áreas de atuação da Odontologia, “com um amplo embasamento teórico-científico e competências para elaboração de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos propostos”.

Como superar os desafios do curso e da profissão?

Uma das grandes preocupações dos/as estudantes durante o curso é o desenvolvimento de atividades práticas nos pacientes. Quanto a isso, Weber garante que o plano pedagógico do curso prevê uma formação que vai preparando o estudante até chegar neste momento, sempre com o acompanhamento contínuo de professores altamente qualificados nas diversas áreas da Odontologia.

Após a conclusão do curso, a maior preocupação costuma ser em relação à inserção no mercado de trabalho. Aqui, o professor alerta:

“Apesar de ser um mercado bastante competitivo, o aluno formado no Curso de Odontologia da PUCRS, possui uma formação integral, com uma carga horária prática robusta, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que, sem dúvida, tornarão este profissional diferenciado para atuar na área em que desejar”.

Estude odontologia na PUCRS

Mais recentes